“O Autor como Produtor”, por Mutti Kirinus
Walter Benjamin no segmento da literatura já havia refletido sobre a necessidade de o autor conseguir meios de produzir sua obra, mesmo em menor escala. Essa necessidade vem por dois principais e complementares motivos: para a liberdade artística e de pensamento, e para a não dependência do mercado para sua produção.
Muitos segmentos culturais vivem essa necessidade por não estarem dentro dos produtos com grande capacidade de comercialização, por serem muito caro e dispendioso para produzir, e por isso difíceis de vender; ou por não serem atraentes para o grande público mesmo sem perder o seu valor histórico, estético e cultural. Por esse motivo existem as ferramentas de fomento à cultura.
Não fossem elas, alguns segmentos artísticos e culturais já teriam deixado de existir. O próprio ensino das artes teria ou se elitizado muito mais, ou diminuído sua escala de atuação, já que manter uma escola demanda muitos gastos, trabalhadores e a procura não tão grande quanto para outros cursos profissionalizantes.
No mercado fonográfico, editorial e de outros segmentos nos últimos tempos foram criadas plataformas para divulgação e entrega de produtos culturais produzidos. É uma forma de manter um contato com um público independente das grandes editoras, empresas fonográficas e comerciantes dos produtos artísticos. Nestas, a participação dos cidadãos apreciadores dessas artes tem papel fundamental para manutenção dessa produção que, ao lado dos artistas, compram seus produtos e podem fazer doações para o mesmo.
As plataformas são uma forma de democratização da produção independente, já que um dos problemas do sistema capitalista, é um natural tendência à concentração do capital através da concentração dos meios de produção ou comercialização.
Desse modo, se queremos mais arte, e neste desejo está um aumento da diversidade nas artes, é sensato contribuir com as produções independentes e com as possibilidades de doar diretamente, ou através do incentivo fiscal federal, estadual ou municipal para não se viver um estreitamento das expressões artística. Estreitamento que é sinônimo de um estreitamento do pensamento e do ser humano.
Leia também:
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...
O 11º mês do ano chegou e 2025 é logo ali. Mais uma vez, o tempo passou voando aqui na redação do jornal impresso Itapoá Notícias. Com tanto trabalho e tantas notícias que publicamos durante 2024, não poderia ser diferente. E este mês de novembro seg...
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emiliano Castro de Oliveira, alertava em 2015, sobre o exaurimento de um dos mais importantes rios do sudeste brasileiro: o rio Paraíba do Sul, que percorre 1.130 quilômetros nos estados...