“O que vale um voto?”, por Augusta Gern
A cada dois anos uma lista de temas se repete nas mídias e discussões sociais para garantir o instrumento democrático de livre escolha que temos. A cada quatro anos, como é o caso deste que estamos vivendo, o assunto se estreita ainda mais, afinal, a questão eleitoral está diretamente e fisicamente presente em nosso dia a dia. Quem é que não convive ou não conhece um candidato a prefeito ou, mais ainda, a vereador ou vereadora em nossa cidade?
Para além da campanha eleitoral, de adesivos em carros, lives nas redes sociais ou músicas em carros de som, eles estão presentes em nosso dia a dia. Gente como a gente, estão presentes em nosso trabalho, em nossa roda de amigos, em nossa família… Dividem a mesma fila do mercado, compartilham de muitas angústias e, como nós, desejam o melhor para Itapoá (afinal, é para isso que estão se candidatando, não é mesmo?).
Dessa forma, acredito que as eleições municipais são a forma mais efetiva de conseguirmos dar valor ao nosso voto e à nossa voz. Ela nos possibilita votar em pessoas que conhecemos e acreditamos para além de algumas semanas do período de campanha e, mais ainda, nos possibilita cobrar, estar presente e fiscalizar o peso desse voto.
Seguindo então todas as reflexões que já lemos em diferentes mídias e que se repetem a cada ano eleitoral, a mensagem aqui quer reforçar: o que vale o seu voto?
Em 2020, com toda essa pandemia do novo coronavírus, refletimos muito sobre o quanto um ano vale em nossas vidas. Agora multiplique por quatro e para toda uma cidade! Sentiu o peso da sua responsabilidade? Dê o devido valor à sua voz, a sua expressão e ao seu voto : )
Leia também:
Em todo relacionamento, a comunicação acontece por meio da percepção que se tem de alguém, de alguma coisa, forma, pensamento, objeto ou fato e, dessa forma, desenvolvemos a consciência da realidade. O problema nesse relacionamento que acontece atrav...
O Farol do Pontal deixou de ser sinalizador de navegação na Baía Babitonga: foi desativado pela marinha. Agora, é monumento histórico de Itapoá. Estava ameaçado, em vias de desmoronar, devido à ação do mar. Acossado pelas marés, com uma ressaca mai...
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...