Associação ViraLata ViraAmor comemora seu primeiro ano de existência
Fundada com a missão de proteger, castrar e vacinar cadelas e gatas de rua, bem como as pertencentes a pessoas comprovadamente sem recursos financeiros, a Associação ViraLata ViraAmor comemora nesta quarta-feira, dia 09 de setembro, seu primeiro ano de atuação em Itapoá.
Neste período, a ViraLata promoveu a castração de 200 animais, visitou todas as residências onde vivem os animais comtemplados, afim de assegurar os critérios estabelecidos, e administrou 90 doses de vacinas para prevenir doenças comuns e letais em animais, tais como parvovirose e cinomose em caninos, e a gripe felina. “Ainda que esses números, pouco represente no universo de animais em situação vulnerável no município, temos como contraponto que os recursos para este trabalho social foram oriundos de associações, doações e eventos promovidos”, conta Luma Cristine, uma das diretoras da Associação.
Luma lembra, ainda, que a castração de cadelas e gatas é o objetivo, devido a necessidade de diminuir a população de animais em Itapoá, que não conta com campanhas oficiais para essa finalidade. Para a Associação, a superpopulação de cães e gatos é um sério problema na cidade, devido a quantidade de animais sem lar que vagam pelas ruas, sofrendo e servindo como disseminadores de doenças.
Assim, a castração é a prática cirúrgica largamente adotada para evitar crias indesejadas. Feita em animais saudáveis, é uma cirurgia de baixíssimo risco e rápida recuperação. “Também é a única forma ética e, realmente, eficaz de reduzir a quantidade de animais abandonados. As fêmeas, se castradas antes do primeiro cio, há redução de 95% de chances de desenvolverem tumores mamários. Elas também ficarão livres de tumores uterinos, gravidez psicológica e piometra, que é uma grave infecção uterina que se desenvolve em silêncio, raramente mostrando sinais até que esteja em estado avançado. A piometra exige intervenção cirúrgica de urgência e os riscos de infecção generalizada e morte são altos. É, portanto, nosso dever zelar por eles e interceder para seu bem-estar e saúde”, considera a Associação ViraLata ViraAmor.
Fundada no dia 9 de setembro de 2019, a Associação possui duas diretoras, Luma Cristine e Iza Razera, que controlam os recursos financeiros, vendem roupinhas e produtos específicos e, sob encomenda para os pets, planejam eventos, atendem às castrações e, em alguns casos, dão lar temporário em pré e pós-castração, já que alguns tutores não possuem condições para administrar medicamentos ou fornecer segurança e cuidado na fragilidade momentânea do animal.
“Para angariar recursos às ações a ViraLata produz e vende roupinhas pet, coleiras, personalizadas, roupas cirúrgicas e, neste período de pandemia, máscaras. A venda desses produtos, em colaboração com a Aumigos Estética Animal, e clínicas veterinárias Itapoá e São Benedito são importantes apoios para enfrentar os gastos. Há, ainda, a Clínica Ceccatto e o Agrocomercial Spezim que colaboram e são parceiros, associados que contribuem mensalmente e voluntárias que colaboram na organização e realização de eventos e atendimento dos animais castrados”, conta Iza Razera.
Para comemorar e agradecer este primeiro ano de ação em Itapoá, a ViraLata vai realizar o sorteio de um super kit pet, contendo almofada, coleira, sachês de ração, biscoito canino, roupinha e vermífugo. Tal sorteio será entre os residentes de Itapoá que curtirem a página da Associação (disponível clicando aqui) e marcarem dois amigos nos comentários da postagem da promoção (disponível na mesma página). Estarão concorrendo todos os que fizerem isso até o próximo dia 30 de setembro.
Da Associação ViraLata ViraAmor, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...