No último dia 17 de julho, o Governo do Estado de Santa Catarina publicou no DOE (Diário Oficial do Estado) o decreto nº 724/2020. De acordo com o documento, as aulas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino técnico ficam suspensas até o dia 07 de setembro nas redes municipais, estadual, federal e privada de todo o Estado. A decisão de manter a suspensão das aulas, que teve início no dia 19 de março, é evitar, por mais tempo, a circulação de mais de um milhão de pessoas e, com isso, diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. De acordo com o Censo Escolar 2019 do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), Santa Catarina tem 1,6 milhão de estudantes matriculados nas redes de ensino citadas, o que corresponde a 22% de toda a população do Estado.
Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo, secretária municipal de Educação de Itapoá, comenta as ações da Secretaria de Educação neste momento de pandemia da Covid-19. “Com a necessidade do isolamento social, todos – pais, alunos e profissionais da educação – precisaram se adaptar à nova rotina”, explica. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação instituiu regime especial de atividades escolares não presenciais, visando cumprir o calendário letivo de 2020. Sem a interação de estudantes e professores nas dependências escolares, a Prefeitura assumiu “o compromisso de oferecer aos alunos, uma aprendizagem à distância, reduzindo os prejuízos causados pelo distanciamento, mantendo contato frequente com os familiares para que possam compreender e auxiliar seus filhos a organizar uma rotina de estudos”, conta a secretária.
Na rede estadual de ensino, as coisas não são diferentes. Vania Maria Lenzi, gestora da Escola de Educação Básica Nereu Ramos, única instituição de ensino estadual em Itapoá, comenta que o trabalho tem sido árduo neste período de isolamento. “O serviço burocrático teve aumento considerável. As mudanças são constantes. Há novos aprendizados. Precisamos atender professores, pais e alunos. A dificuldade de entrar em contato com aluno, nos obriga, muitas vezes, ir ao encontro desses, para entregar atividades impressas. A escola vive o momento de pandemia e de adaptações. Estamos num momento que requer muita reflexão e cuidado. Avaliarmos o que realmente é importante, o que devemos valorizar”, considera a gestora.
Professora de Língua Portuguesa dos 2ºs e 3ºs anos regulares da Escola Nereu Ramos, Marcia Aparecida Partala conta suas experiências com o novo momento do Ensino. “Tudo é muito novo. Jamais imaginamos uma pandemia. Com essa situação, as aulas online, através do ‘Google Classrom’, foram a solução encontrada para que nossos alunos dessem continuidade ao ano letivo. E aos alunos que não têm acesso à internet, as mesmas atividades são impressas e disponibilizadas na escola. Toda semana, postamos conteúdos e atividades que fazem parte do currículo escolar”, explica. “[Estamos em] um momento de aprendizagem constante e muita reflexão dos valores”, conclui
Estudante do 3º Ano Técnico da Escola Nereu Ramos, João Ernesto Scheramp conta que para muitos alunos, está sendo um pouco complicado, já que nem todos têm acesso às plataformas de estudo. Segundo ele, a principal dificuldade é a comunicação com os professores. Às vezes, não conseguimos fazer alguma atividade por não entender e não conseguimos nos comunicar com eles ou acaba demorando mais para nos comunicarmos”, comenta. “Na parte dos estudos, está sendo uma experiência nova, muito boa até, mas nunca pensávamos que iríamos dizer isso: não vemos a hora das aulas voltarem”, conclui aos risos.
Voltando à Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação de Itapoá ressalta que o objetivo, neste momento, é minimizar o impacto da perda de aulas durante os meses de quarentena e dar continuidade ao currículo escolar. De acordo com a pasta, o ano escolar de 2020 não está perdido. “Estamos juntos, e juntos conduziremos essa situação com responsabilidade. Parabenizamos as famílias que estão cumprindo o seu papel na vida escolar dos alunos, fazendo com que eles estudem, realizem as tarefas propostas pelos professores, mesmo que a distância. Vocês são fundamentais nesse processo. Agradecemos todo o empenho dos profissionais da Educação que estão se dedicando, estudando, se aperfeiçoando, para proporcionar aos alunos, boas atividades”, comenta a secretária municipal. Ainda de acordo com Luiza Montalvão de Oliveira Bongalhardo, todas as escolas estão à disposição das famílias para o esclarecimento de dúvidas e todo o tipo de orientação sobre o momento da Educação Municipal. “Asseguro a todos, que estamos buscando fazer o melhor. Precisamos da ajuda de todos vocês”, conclui a secretária municipal.
FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC.
FOTO: Thiago Gusso / Itapoá Notícias.
FOTO: Thiago Gusso / Itapoá Notícias.
FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC.
FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC.