
Itens de ajuda humanitária são entregues em diversas cidades de SC, inclusive Garuva

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de itens de assistência humanitária (IAH) para as famílias que tiveram prejuízos com a passagem do ciclone bomba registrado na última semana. Logo que as demandas são recebidas pela DCSC, os produtos são liberados para a entrega. Até o momento já foram despachados IAHs para 17 cidades.
Segundo o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Jr, é importante que os municípios agilizem o levantamento de informações para que os itens de assistência humanitária sejam encaminhados. “Essa é a prioridade agora, nós temos previsão de chuva para a próxima segunda-feira [dia 06 de julho] e ainda temos diversas residências que precisam de telhas”, disse.
Todos os coordenadores regionais da Defesa Civil estão em campo prestando auxílio para apoiar no levantamento e dar agilidade no atendimento. João Batista explicou que, a partir da chegada da solicitação, os produtos são entregues em até 24 horas. “Temos que preparar as cidades para a próxima chuva e, por isso, temos que ter agilidade neste processo”, finalizou.
Entregas nos municípios
Em Ipuaçu, foram entregues 18 kits de acomodação de casal, 18 colchões de casal e 17 de solteiro. Também serão entregues para o município 529 telhas de fibrocimento. Em Mondaí foram repassadas 238 telhas de seis milímetros e 28 telhas de quatro milímetros.
As telhas também já chegaram ao Sul do Estado. Em Lauro Muller, 800 telhas de cinco milímetros foram disponibilizadas para as famílias atingidas pelo ciclone, e em Treviso foram 1.148 telhas de seis milímetros. Ainda no Sul do Estado, o município de Praia Grande recebeu 1.315 telhas e 93 cumeeiras.
Na manhã deste sábado, dia 04 de julho, o município de Garuva recebeu 8.800 telhas e 1.100 cumeeiras. Também foram disponibilizados para o município de São José um total de 1.407 telhas, 85 cumeeiras e pregos.
Dentre as cidades que já solicitaram os produtos, está Monte Carlo, que receberá 1.371 telhas, 88 cumeeiras, pregos para telhas, 40 kits de higiene pessoal e 50 cestas básicas. A cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis, vai receber 807 telhas de fibrocimento.
Os carregamentos de telhas e cumeeiras também estão a caminho para Santa Rosa do Sul (350 telhas e 23 cumeeiras), Jacinto Machado (494 telhas), Faxinal do Guedes (19 telhas e 56 cumeeiras), Timbé do Sul (1.088 telhas e 135 cumeeiras), Lages (3.786 telhas), Anita Garibaldi (1.156 Telhas), Água doce (566 telhas e 72 cumeeiras) e Ilhota (429 telhas).
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Defesa Civil, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Situação em Garuva
Os ventos do ciclone extratropical que atingiram Santa Catarina na última terça e quarta-feira, dias 30 de junho e 1º de julho, causaram bastantes estragos em Garuva, conforme pode ser visto nas imagens abaixo, retiradas da reprodução de um vídeo divulgado pela Prefeitura Municipal. “Casas foram destelhadas e comércios tiveram suas coberturas e vidros destruídos pela força dos ventos. Os dois ginásios de esportes foram interditados pela Defesa Civil. Demais prédios públicos, como Prefeitura, escolas, Centro de Assistência Social e postos de saúde também foram atingidos”, informou a Prefeitura.
Além disso, a Cidade ficou cerca de dois dias sem energia elétrica, sinais de celular e de telefones fixos. Não houve o registro de óbitos. Ventos de 178 km/h chegaram a ser registrados no trecho de serra do mar que fica Município.
O Grupo de Resgate em Montanha – GRM, auxiliou a Prefeitura com rádios amadores para comunicação entre polícia, bombeiros, defesa civil e Poder Executivo Municipal.
A Assistência Social montou abrigo na Creche Maria Corrêa Saad, no bairro Giorgia Paula.
Com informações e imagens da Prefeitura de Garuva.
Leia também:
Homem fica preso às ferragens após capotamento no Contorno Sul de Garuva
Obras dos molhes do rio Saí Mirim avançam em Itapoá com conclusão prevista para setembro
Pavimentação é o maior desafio para Itapoá, que lidera o crescimento populacional em SC
Relacionado

Governo do Estado de SC decreta calamidade pública por danos causados por evento climático
O governador Carlos Moisés decretou estado de calamidade pública em Santa Catarina por conta dos estragos causados pela passagem de um ciclone extratropical entre terça-feira e quarta-feira, 30 de junho e 1º de julho. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, dia 2 de julho. Ao menos 152…
Em "Bombeiros"

Governo de Santa Catarina reforça alerta devido à chuva intensa no estado
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), elevou o nível de alerta devido ao alto volume de chuva nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Nos últimos três dias, foram registrados volumes acima de 100 milímetros em 11 municípios, chegando…
Em "Utilidade pública"

Veja como ficam os serviços do Governo do Estado de SC durante os feriados de fim de ano
Conforme Decreto editado pelo governador Carlos Moisés, as atividades do Executivo catarinense terão ponto facultativo na véspera de Natal, 24 de dezembro, e de Ano Novo, 31 de dezembro. A medida é para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Governo do Estado. Nos pontos…
Em "Utilidade pública"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário