“Também é tempo de falar e fazer a sustentabilidade”, por Augusta Gern

SUS-TEN-TA-BI-LI-DA-DE. Palavra de 16 letras, sete sílabas, 17 objetivos, 169 metas e muitas cores. Mais do que o verde ou o cuidado com as plantas, sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Do verbo sustentar, significa evitar queda, manter o equilíbrio.

E pela palavra equilíbrio, acho que não precisamos de muitas justificativas do porquê o tema é tão importante e necessário no momento, não é mesmo? Em tempos de coronavírus, de preconceito, de violência, de fome, corrupção, desmatamento e ansiedade (vamos parar por aqui para não perdermos o otimismo), equilíbrio é o que o mundo, a nossa casa e nós mesmos mais precisamos.

Mas como manter esse equilíbrio? Primeiro, é preciso entender o atual cenário da sustentabilidade. No início do mês de junho, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou o Guia de Comunicação e Sustentabilidade 2020, um material voltado, principalmente, à sustentabilidade dentro das empresas, mas que traz muitas reflexões para o nosso dia a dia. Além disso, não é difícil encontrar diferentes materiais na internet, como guias, dicas e justificativas da importância da sustentabilidade e de como incorporá-la em nosso dia.

O mais importante desse guia é a explicação sobre a sustentabilidade, que é colorida e abriga os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os famosos ODS. Lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, os objetivos visam transformar o mundo em um lugar melhor até 2030. Agora, temos uma década para alcançar a meta, e o que está sendo feito?

Essa é uma meta mundial, mas que deve começar por pequenas ações, por cada um de nós. Você já se deu conta de que pode fazer a sua parte? Que tal começar agora?

Este 2020 é um ano de muitas provações, adaptações e aprendizados para todo mundo. Então que tal incluir o aprendizado e a prática sobre a sustentabilidade nesta leva?

O desafio proposto é olhar o ODS dentro do seu dia a dia, da sua comunidade, da sua casa, e observar o que poderia fazer para mudar isso. Por exemplo, o 12° objetivo trata da produção e consumo sustentáveis. Você já parou para pensar como, por que e de que forma está consumindo? Quem sabe criar uma meta para não consumir aquilo que não precisa por um determinado tempo?

Ou o 5° objetivo, que é igualdade de gênero. Como é a relação com as mulheres na sua casa ou no seu trabalho? As mulheres da sua volta estão empoderadas e como você pode ajudar nisso?

A tarefa é bem simples e até pode parecer pequena, mas como a gente já sabe, para vermos a mudança no mundo, precisamos começar com a mudança em nós mesmos. Vamos nos desafiar e praticar a sustentabilidade? Esse também é tempo e falar, estudar e praticar por um mundo melhor.

Dê um google e confira quais são os 17 ODS =)

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook