
As máscaras ganharam as ruas em Itapoá e Garuva

De diferentes estilos, materiais e estampas, as máscaras se tornaram peça fundamental do portão pra fora e ditam a tendência do momento: prevenção e cuidado no contágio ao novo coronavírus.
Diferentes especialistas já afirmaram que o uso das máscaras diminui a chance de contágio e a recomendação pelo uso veio do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Com isso, diferentes medidas para incentivo e até obrigação pelo uso das máscaras surgiu nas cidades.
Durante a primeira quinzena do mês de abril, pelo menos 20 municípios catarinenses publicaram decretos sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras; em alguns casos, o descumprimento pode até gerar multas e detenções, ou o fechamento de estabelecimentos, em outros, são apenas recomendações.
Em Itapoá e Garuva foram publicados decretos sobre o assunto e os dois são bastante parecidos. Em Itapoá, o uso é obrigatório aos trabalhadores do comércio em geral e aos servidores públicos e terceirizados do serviço público no período em que estiverem desempenhando suas funções. À toda população, é recomendada a utilização das máscaras, principalmente quando houver a necessidade de interromper o isolamento social e quando houver contato com outras pessoas. No município de Garuva, o que muda é a obrigatoriedade: apenas aos servidores públicos e terceirizados do serviço público, para os demais grupos fica a recomendação.
Além do decreto, Garuva lançou uma campanha de recomendação à utilização das máscaras: #todosdemáscara. Pela campanha, foi divulgado um vídeo em que uma servidora pública ensina a fabricar máscaras de tecido em casa. Também, ao trocar a própria foto do perfil nas redes sociais, na qual o brasão municipal vestiu a máscara, está incentivando os garuvenses a tirarem uma foto com máscara, atualizarem o perfil e compartilharem. O jornal impresso Itapoá Notícias aderiu a campanha e nosso brasão na capa desta edição também usa máscara.
Com tudo isso, elas estão ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, nos comércios, órgãos públicos e ruas como um símbolo de cuidado e prevenção. Entretanto, não esqueça que elas também merecem cuidados simples:
– Antes de colocar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão;
– É importante não tocar na máscara durante o uso;
– Quando for tirá-la, não pegue na parte de fora da máscara e descarte ou lave imediatamente assim que chegar em casa.
Como descartar?
Elas não são recicláveis. Conforme a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, existe um jeito certo e seguro para descartar essas máscaras: ao tirá-la do rosto, segure apenas pelo elástico e coloque dentro de dois saquinhos plásticos, um dentro do outro. Com a máscara lá dentro, amarre bem e jogue no lixo do banheiro. Não esqueça de lavar bem as mãos antes e depois.
Como lavar?
As máscaras de pano precisam ser lavadas sempre depois de utilizadas. Você pode usar água e sabão ou deixar de molho em uma solução de água com água sanitária.
Leia também:
Correios inauguram nova sede em Itapoá com ampliação de horário e estrutura mais moderna
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
Relacionado
Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.
Publicar comentário