Médico do Paraná que atua em Itapoá é diagnosticado com Covid-19
Segundo informações que passaram a circular nas redes sociais na manhã desta quarta-feira, dia 15 de abril, um médico que mora no estado do Paraná, mas atua no posto de saúde da Barra do Saí e no PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá foi infectado pelo Covid-19.
O posto de saúde da Barra do Saí, inclusive, está sem atendimento médico até segunda ordem em função da necessidade de isolamento do profissional que era o responsável por esses atendimentos. As consultas agendadas estão suspensas, mantidas somente as consultas de pré-natal e puerpério. “Só procure a unidade de saúde se for de extrema necessidade”, divulgou o posto em sua conta no Facebook, postagem essa que posteriormente acabou sendo apagada, provavelmente em função da grande repercussão e especulações que acabaram se sucedendo.
Em contato com a Prefeitura, a Tribuna de Itapoá recebeu a seguinte nota sobre o tema:
COMUNICADO OFICIAL A RESPEITO DO MÉDICO INFECTADO COM CORONAVÍRUS
A Prefeitura de Itapoá vem a público esclarecer informações a respeito do caso do médico que atuava na atenção básica da cidade que testou positivo para o novo coronavírus.
O médico, morador do estado do Paraná, realizou coleta para o teste no domingo, em Curitiba. Ele informou à Secretaria de Saúde que estava com suspeita de coronavírus e foi determinado que permanecesse em isolamento até que recebesse o resultado do exame.
Ocorre que mesmo com a suspeita e a determinação para permanecer em isolamento e não prestar qualquer atendimento à população, o médico, por conta própria, decidiu cumprir plantão no Pronto Atendimento de Itapoá nesta terça-feira (14), sem o conhecimento da Secretaria de Saúde. Nesta mesma data, o médico recebeu o resultado positivo para o novo coronavírus.
Imediatamente, as medidas sanitárias e legais foram tomadas pela Prefeitura de Itapoá. O médico encontra-se afastado de suas funções e deverá, nas próximas horas, vir a público se retratar à sociedade, visto que descumpriu protocolos de saúde ao desrespeitar o isolamento social para casos suspeitos de Covid-19. Tão logo o médico encaminhe sua retratação, a Prefeitura de Itapoá levará ao conhecimento de toda a população.
É importante salientar que, para fins estatísticos, o caso do médico não poderá ser computado como caso confirmado em Itapoá, e sim no seu município de origem.
Leia também:
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no m...
Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de SC O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalaçã...
Os governadores de Santa Catarina e do Paraná firmaram acordo para que uma obra de infraestrutura que beneficiará os dois estados ponha fim à briga judicial sobre os royalties de petróleo entre ambos. Desde o ano de 1991, Paraná e Santa Catarina s...
Pingback: Médico que atendeu mesmo estando infectado pela covid-19 é denunciado pelo Ministério Público do Paraná – Tribuna de Itapoá