
Projetos ofertam aulas gratuitas de violão para iniciantes e já iniciados no instrumento

Dois projetos culturais realizados pelo Governo Federal via Lei de Incentivo Fiscal à Cultura (antiga Lei Rouanet), com o patrocínio da TGS, Golar Power e do Porto Itapoá, por intermédio da Escola de Música Tocando em Frente estão ofertando aulas gratuitas de violão em Itapoá. Para ambos os projetos, as inscrições vão até o próximo dia 23 de março e devem ser realizadas diretamente com a Escola de Música, pelo telefone (com WhatsApp) (47) 99904-5616 ou (47) 99740-8816.
O primeiro desses projetos é a “Orquestra Sua Majestade o Violão” que está com vagas abertas para novos integrantes. Trata-se de um projeto para estudantes já iniciados no violão e com técnica e leitura musical básica (partitura). Cumprindo com os pré-requisitos, o interessado em ingressar na Orquestra deve fazer sua inscrição e retirar a peça de confronto para apresentação na entrevista seletiva, que ocorrerá no próximo dia 28 de março. Nessa entrevista haverá, ainda, uma leitura à primeira vista e o candidato deverá tocar uma peça de livre escolha, preferencialmente de violão solo (de preferência a duas vozes: melodia e acompanhamento ao mesmo tempo). Os selecionados terão aulas individuais de rendimento gratuitas com o professor Mutti (Helmuth Kirinus) e participarão dos ensaios em grupo com os outros integrantes da Orquestra, já com o repertório das apresentações. Essas aulas e ensaios são realizados na sede da Escola de Música Tocando em Frente, localizada na Rua do Peixe, nº 305, bairro Itapema do Norte, Itapoá. A “Orquestra Sua Majestade o Violão” vem se consolidando no meio cultural regional, tendo já realizado apresentações em Joinville (Teatro Juarez Machado), em Curitiba (Centro de Educação em Artes Guido Viaro) e na Noite Cultural do Porto Itapoá, bem como participado de outros eventos locais. Após um intervalo de fim de ano, o grupo já tem data marcada para retornar às atividades em 2020.
O outro projeto que está recebendo inscrições é o “Violão para Todos”. No ano passado (2019), a ação contemplou mais de 30 alunos. Agora, amplia ainda mais a oportunidade de democratização de acesso ao estudo deste nobre e popular instrumento, o violão. Serão diversas turmas em locais e horários diferentes. Quatro na sede da Associação dos Pescadores Profissionais e Artesanais da Figueira e Pontal, no bairro da Figueira (Trapiche); outras quatro turmas na Escola de Música Tocando em Frente, em Itapema do Norte; duas no Centro Cultural IGG, bairro Itapoá; e duas na Barra do Saí. As aulas são totalmente gratuitas. Os interessados precisam ter, no mínimo, oito anos de idade, e possuir ou conseguir o violão para a prática. Além disso, é imprescindível muita vontade e disponibilidade para estudo diariamente. Não é exigido conhecimento prévio do instrumento.
Mais informações sobre os projetos na página da “Orquestra sua Majestade o Violão” e do “Violão para Todos” no Facebook ou pelos telefone (com WhatsApp) (47) 99904-5616 ou (47) 99740-8816.
Leia também:
Itapoá é contemplada com nova tecnologia de radiocomunicação do Corpo de Bombeiros
Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America” pelo 13º ano consecutivo
“Final de ciclo”, por Thiago Gusso
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com
1 comentário