“Em paz”, por Thiago Gusso
Aproximava-se a virada de 1998 para 1999, quando a banda gaúcha Engenheiros do Hawaii lançou a canção “Em Paz”, referindo-se justamente a este período de final de ano. Lá se foram mais de duas décadas e, mesmo após 21 anos, a música parece atual. Incrível, aliás, como as letras de muitas canções que, de alguma forma, trazem temas sociais não envelhecem. Ou seria por que a sociedade não evolui nesse sentido?
“Há quem faça contas. Há quem vá as compras quando mais um ano chega ao fim. Hora de escrever cartões. Hora de rever os planos. Mais um ano chega ao fim”, inicia a letra da canção com um sutil toque de consciência social. O refrão “que venha em paz o ano que vem. Que venha em paz o que o futuro trouxer”, traduz muito bem o sentimento para a época.
“Cai a neve na vitrine e a gente derrete ao sol neste Natal tropical”, volta a letra às críticas sociais, dessa vez ao hábito de cultuar tradições de países da elite, abrindo mãos de nossas próprias.
“Os cachorros da vizinhança vão latir sob fogos de artifício. Pensarão que é o fim, mas será só o início”, continua. “Quem venha em paz o ano que vem. Que venha em paz o que o futuro trouxer”, volta o refrão.
“Há quem ignore o calendário. Há quem fique de olho no horário quando mais um ano chega ao fim”.
Mas não importa em qual dos perfis citados pela música você se encaixa, o meu desejo é exatamente o que diz o refrão. Que venha em paz o ano de 2020 e tudo o que ele trouxer. São os votos que faço em nome de toda a equipe do jornal Itapoá Notícias a cada um de vocês que nos acompanha pelos nossos 11 anos de história e também esteve conosco neste 2019.
Feliz Natal e um 2020 cheio de boas notícias para todos nós!
Fiquem com Deus e até ano que vem!
Leia também:
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...
O 11º mês do ano chegou e 2025 é logo ali. Mais uma vez, o tempo passou voando aqui na redação do jornal impresso Itapoá Notícias. Com tanto trabalho e tantas notícias que publicamos durante 2024, não poderia ser diferente. E este mês de novembro seg...
O professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Emiliano Castro de Oliveira, alertava em 2015, sobre o exaurimento de um dos mais importantes rios do sudeste brasileiro: o rio Paraíba do Sul, que percorre 1.130 quilômetros nos estados...