Projeto social “Itapoá CR” oportuniza a prática esportiva a jovens futebolistas
Em meados do último mês de maio, duas mães – ao perceberem o interesse dos filhos pelo futsal (futebol de salão) e a dificuldade encontrada para que times de base do município de Itapoá disputassem campeonatos em outras cidades – resolveram tomar a frente em prol dos jovens jogadores do Município. Luciane Motta e Janaina Nunes fundaram o Itapoá CR (Clube Recreativo).
Quem detalha melhor o surgimento do projeto é Luciane. “Sentimos a necessidade de focar a participação nos campeonatos que ocorrem fora de Itapoá, divulgando o talento desses meninos. Então, tivemos a ideia de montar um time e convidamos alguns. Pedimos autorização para os pais, fizemos o convite para profissionais de Educação Física, corremos atrás de uniforme, local para treinos e, em maio deste ano [2019], nasceu o ITAPOÁ CR”, conta.
Janaina explica como funciona o time. “O Itapoá CR é formado por meninos com idades de 11 a 14 anos, que moram em Itapoá e que sonham em ser jogadores profissionais. Os treinos são semanalmente. Os meninos treinam, estudam a parte técnica, têm instruções de alimentação, comportamento, e de postura dentro e fora de quadra”.
Além das duas fundadoras – que correm atrás de tudo o que o Projeto precisa, chegando até a arcar com despesas quando não conseguem fechar parcerias – há outros importantes profissionais envolvidos. “O Haimon Henrique é o técnico e tiramos o chapéu pra ele. Os meninos, que já tinham o domínio da bola, agora têm técnica. A evolução deles é visível quando competimos em campeonatos contra times que são referências no futsal”, detalha Janaina. “O João Cláudio é o responsável técnico do time. O Samuel Peixe, além de pai, integra a comissão técnica. Contamos com o apoio de outros profissionais como Monika Fahl, fisioterapeuta; Thais Rocha, enfermeira; Mahara, psicopedagoga; e Daiane de Sousa, profissional de Educação Física”, completa.
Atualmente, um total de 14 atletas compõem o time. São eles: Luiz Fernando (Tatá), Samuel (Samuca), Luiz Fernando (Nando), Henrique Nunes (Bolinha), João Rocha, Pablo, Thomas, Jhon, Gabriel Perosa, Joãozinho, Eduh, Alan Borges, Netinho e Alessandro. A limitação financeira impede que sejam abertas mais vagas e, por isso, o Projeto só contempla as categorias sub-13 e sub-14. “Mas é claro que o nosso projeto é maior e inclui outras categorias”, garante Luciane Motta.
“Os atletas não têm nenhum custo, porém existem custos [no Projeto], sim, e as famílias ajudam como, com o quanto e quando podem”, explica Janaina Nunes.
Esses custos são altos, pois envolvem uniformes, inscrições em campeonatos, investimentos com alimentação, transporte e custos em relação aos profissionais envolvidos. Tudo isso, até o momento, sem um patrocínio fixo. “Cada campeonato é uma correria, uma verdadeira ‘batalha’ para conseguir os valores”, conta Luciane. Mas sempre há aqueles com quem se pode contar. “As primeiras chuteiras foram doação do Rafael Diel e do dentista doutor Claudiomar. A empresa Reparsul pagou as inscrições. A Mahara LifeStile doou os calções, e outros comerciantes ajudaram com o dinheiro que serviu para pagamento da van e da alimentação. No segundo campeonato, conseguimos o transporte pela Secretaria [Municipal] de Esporte, e arcamos com as demais despesas. Nos dois últimos, como não conseguimos transporte, utilizamos caronas para os meninos. Em setembro, ganhamos uma sessão de fotos da fotógrafa Cris [Crislaine Maria], da Arte em Retrato, e começamos a divulgação do time”, explica Janaina. “Registramos o nosso agradecimento pelo apoio, para a senhora Mariza[Sholz], diretora da Escola de Educação Básica Nereu Ramos, e para o secretário de Esporte e Lazer, por cederem os ginásios para os nossos treinos”, completa.
Mesmo com pouco tempo de formação, o Itapoá CR vem alcançando resultados expressivos. Já são dois terceiros lugares e dois vice-campeonatos regionais. “Parabenizamos os nossos atletas, pela dedicação e comprometimento. Agradecemos a confiança e incentivo de seus pais. Agora, somos todos uma só família: Itapoá CR”, concluem as fundadoras Luciane a Janaina.
Os interessados em apoiar a equipe podem entrar em contato pelo Facebook e Instagram do Itapoá CR ou pelos telefones (47) 99609-0557 e 99675-7569.
Leia também:
Entre esta sexta-feira (dia 05 de julho) e domingo (07/07), a sede da Acopof (Associação Comunitária do Pontal do Norte e Figueira do Pontal) receberá a 11ª Festa da Tainha de Itapoá. O evento, que já é tradicional pela boa mistura de música e gastro...
Nesse sábado, dia 22 de junho, foi lançado o livro infanto-juvenil “Histórias de Pescador”, de autoria das professoras Cíntia Beatriz Machado Pereira e Patrícia Machado Pereira, além da designer Ana Beatriz da Costa. O evento de lançamento, que ocorr...
Às 19h30 desta sexta-feira, dia 21 de junho, a Casa da Cultura de Joinville será palco de apresentação da Orquestra Sua Majestade o Violão, que dividirá a noite com os alunos da Camerata de Violão da Escola de Música Villa Lobos. O público será prese...
Olá quando vai ter seletivas pro futsal
Você pode perguntar diretamente para os responsáveis pelo time, no link: https://www.facebook.com/itapoacr/
Parabéns as fundadoras do Itapoá C.R. e aos atletas vocês vão longe e se Deus quiser vão ter muitos patrocinadores Parabéns