Colaborador do Porto Itapoá supera desafio

Eduardo Terceiro da Silva Trankels surfa depois de ficar paraplégico por complicações de uma doença

Para Eduardo Terceiro da Silva Trankels, 34 anos, limite é uma palavra que não existe. Colaborador do Porto Itapoá há cinco anos, ele ficou paraplégico após complicações de uma cirurgia na coluna e um câncer. Mesmo com a uma nova rotina e tendo que se adaptar a limitações, em 2016, Eduardo decidiu voltar a trabalhar. Como Assistente de Operações no Terminal, ele é um dos responsáveis pelos Relatórios Pós Desatracação de Navios.

Morando em Itapoá durante a semana e em Guaratuba (PR) nos fins de semana, Eduardo se divide em uma rotina que passa pelos cuidados com a saúde, trabalho, lazer e superação de desafios.

E foi com essa ideia de não ficar parado, mesmo contando com limitações, que Eduardo e mais dez amigos iniciaram uma jornada de três meses para quebrar um paradigma importante: o que paraplégicos não podem surfar. “Sempre gostei de mar e depois de ficar paraplégico ia várias vezes na beira do mar e ficava olhando, me imaginando entrando novamente, mas achava que era impossível. Até que meu amigo e colega de trabalho Celso Souza veio com a ideia de surfar. No início, achei meio difícil de acontecer, mas fomos amadurecendo a ideia com o tempo. Eu nunca tinha surfado na vida, o máximo que fiz foi pegar jacaré na beira da praia”, conta Eduardo.

Com a ajuda dos amigos, ele passou por meses de preparação, desde a organização dos equipamentos, até o preparo psicológico e físico. “Foi incrível a aceitação de todos que participaram da iniciativa. Ninguém enxergou dificuldade alguma. Marcamos o dia e escolhemos como local a Barra do Açaí, um dos picos do surfe de Itapoá. No dia da ação, todos reunidos me ajudaram a caminhar até a água, colocamos os equipamentos e começamos a remar em direção às ondas. Fomos até o ponto certo para aguardar a ‘onda perfeita’ e, em poucos minutos, ela veio”, descreve Eduardo, feliz pela conquista e grato pela ajuda dos colegas. “Eles estavam o todo tempo comigo dentro da água. Quando eu pegava uma onda, já tinha alguém me esperando mais a frente. Foi incrível. Nunca pensei que pudesse ser possível.”

Eduardo só tem a agradecer aos amigos Celsinho Souza, Isaías de Borba, Léo Lawson, Marcos Estevão, Mika, Guilherme Aguiar, Ricardinho Batista, Danianderson Borges, Carlinhos e Pati da Barra do Açaí.

Superando seus limites todos os dias, Eduardo leva uma vida bem organizada e cheia de atividades. Além do trabalho, ele se dedica à fisioterapia e gosta muito de dirigir. “Sentia muita falta de um carro para me dar liberdade de ir e vir. Depois que comprei o automóvel adaptado, consegui voltar a ter a locomoção mais facilitada e isso faz diferença no meu dia a dia”, reforça.

A ideia agora é preparar o próximo dia de surfe, mas para isso, Eduardo precisa arranjar os outros equipamentos de que precisa, como roupa de borracha e pé de pato. “No surfe, a sensação foi de liberdade, de realização, e de esperança. Foi muito emocionante. Por isso, digo que basta querer para fazer algo assim. Se a pessoa quiser e correr atrás dos seus objetivos, com certeza alcançará”, diz ele.

Usando muletas ou a cadeira de rodas quando precisa se deslocar por longos percursos, Eduardo sonha em voltar a andar e usa a experiência como motivadora para isso. “Nos seis meses em que fiquei internado vi meus sonhos e projetos serem interrompidos. Por isso, digo que devemos dar valor pelo simples fato de poder respirar. Agradecer a Deus por tudo e parar de reclamar, além de olhar sempre o lado positivo das coisas, são atitudes que pratico diariamente”, aconselha ele.

De Gabriela Zimmermann, assessora de Comunicação da EDM Logos, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook