Prefeitura de Itapoá deve decretar situação de emergência por causa de danos causados por ressacas
Nos últimos dias, fortes ressacas atingiram a orla de Itapoá com ondas de quase dois metros de altura, fato que deixou alguns moradores desabrigados e casas com risco de desabamento, além de ruas bastante danificadas. Há pontos em que a erosão atingiu 10 metros da orla. Um poste de energia que fica na orla foi retirado pela Celesc por precaução.
Segundo informações dadas pelo prefeito da Cidade, Marlon Neuber, a veículos de imprensa regionais, a Prefeitura irá decretar situação de emergência nesta segunda-feira, dia 24 de setembro.
Ainda são contabilizados os estragos, mas já estima-se um prejuízo inicial de R$ 300 mil.
As ressacas recentes resultaram no encolhimento da faixa de areia e na queda de muros de contenção. Moradias e estabelecimentos comerciais foram evacuados por causa do avanço das águas, alguns inclusive com risco de desabamento. Vias da Cidade também estão comprometidas, de forma especial pela erosão provocada pelo avanço do mar. Os trechos mais atingidos estão nos balneários Paese, Palmeiras e Bamerindus. A torcida é para que não haja mais chuva nos próximos dias.
Antônio Edival Pereira, coordenador regional de Defesa Civil esteve em Itapoá e classificou a situação como bastante delicada.
Não é a primeira vez que a ressaca causa prejuízos, já que pelo menos nos últimos dois anos, em outubro, a cidade sempre sofre com alagamentos e interdições. Nas vezes anteriores, não foi decretada situação de emergência.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Pingback: Forte ressaca causa prejuízos em Itapoá - Aconteceu em Joinville
Pingback: Forte ressaca causa prejuízos em Itapoá – Tribuna de Itapoá