Projeto iniciado em Itapoá faz sucesso em Ponta Grossa (PR)
Na manhã dessa segunda-feira, dia 27 de agosto, na Escola Estadual Medalha Milagrosa em Ponta Grossa (PR), um público com mais de 100 alunos do 6° e 7° anos, com idade entre 10 a 13 anos prestigiou a apresentação do projeto “Sua Majestade, o Violão”
Os olhares atentos e a audição das músicas e conhecimento da história da nossa música ficaram registrados na memória dos jovens ouvintes. A noite dessa mesma segunda-feira, dia 27, foi a vez da Escola Estadual Presidente Kennedy receber a apresentação, com um público formado por alunos do Ensino Médio, e também membros da comunidade. Nessa ocasião, os violinistas Nicolau Schimdt e Helmuth Kirinus foram aplaudidos de pé e receberam entusiasmados pedidos de bis, prontamente atendidos. Houve, ainda, uma boa conversa sobre os temas música e violão.
Sobre o projeto “Sua Majestade, o Violão”
Toda atividade cultural que permanece tem suas raízes na história. Nada acontece de repente, por simples determinação ou vontade individual. Dessa maneira, nasceram dois projetos com esse mesmo nome: “Sua Majestade, o Violão”, que tem como objetivo enaltecer e valorizar o estudo de tão nobre e popular instrumento.
Há oito anos, o professor Helmuth (Mutti) Kirinus, vendo a necessidade de elevar o nível do ensino desse instrumento em sua escola de música, Tocando em Frente (em Itapoá), passou a frequentar aulas na conceituada e concorrida Escola de Música Villa Lobos em Joinville. Procurou, lá, pesquisar e aprender os métodos e técnicas para aperfeiçoar o seu potencial como instrumentista e, principalmente, professor. Entre estudos, parcerias e amizades com o corpo docente de Joinville, surgiram vários projetos, dois deles, complementares entre si, em torno da valorização do estudo do violão.
O primeiro surgiu com a intenção de mostrar aos mais jovens, a história dos violonistas que se consagraram no início da aparição do violão como instrumento de concerto no Brasil, ou seja, tocar e contar sobre a vida dos violonistas compositores da primeira metade do séc. XX. Com o patrocínio do Porto Itapoá, via lei Rouanet de incentivo à Cultura, e com a parceria do professor graduado pela Belas Artes do Paraná, Nicolau Schmidt Junior, essa história percorreu todas as escolas municipais de Itapoá. Recentemente, essa mesma proposta foi contemplada como a primeira colocada no Edital do Fundo da Cultura de Ponta Grossa e, no dia 27 de agosto, visitou as duas primeiras escolas da Rede Pública de Ensino daquela cidade paranaense. Essa iniciativa do órgão público municipal valoriza também a trajetória e história do músico e professor ponta-grossense Nicolau Schmidt Jr.
A constante busca de recursos públicos, ensaios e apresentações musicais cumpre a realização desse resgate histórico, musical e fomento do interesse e estudo do instrumento. Ao lado disso, a partir dos munícipes de Itapoá que já tiveram uma iniciação de qualidade ao instrumento, juntamente com o aprendizado da leitura musical, surge a Orquestra “Sua Majestade, o Violão”. Através de encontros semanais, com a orientação do professor Mutti, arranjos para 4 vozes do professor da Escola de Música Villa Lobos Claudenor Fávero, e regência do maestro Rafael Daniel Huch, mais de 12 jovens estudantes itapoaenses de violão podem compartilhar seus interesses e expectativas artístico-musicais em encontros saudáveis que tem como resultado apresentações didáticas em formato de Orquestra de Violões.
“Essas iniciativas que surgem da própria comunidade e tem raízes em uma história que sempre ultrapassa o âmbito pessoal devem ser acolhidas e valorizadas pelas administrações públicas das cidades, assim como aconteceu nesta semana em Ponta Grossa. É o que se espera dos órgãos competentes do segmento cultural”, considera Helmuth Kirinus.
Leia também:
A Kirinus Produções traz para Itapoá a oficina de criação literária “Lavra Palavra” mediada pela escritora Gloria Kirinus. Há 36 anos, ela percorre diferentes cantos do Brasil e do exterior com o projeto, que provoca a escrita literária entre os part...
De acordo com Helmuth (Mutti) Kirinus, gestor cultural e responsável pela Escola de Música Tocando em Frente, que desenvolve diversos projetos culturais em Itapoá, a situação do isolamento não favorece e, pelo contrário, atrapalha bastante o trabalho...
O Coral Vozes da Babitonga surgiu em julho de 2015, fruto de três fatores: a vontade da Escola de Música Tocando em Frente de ampliar o interesse pela música através do canto coral em Itapoá; a vontade e disponibilidade do Porto Itapoá em utilizar o ...
Sensacional! Obrigado por compartilhar um conteudo tão
rico e vasto de informações, pode ter certeza que vou
voltar mais vezes aqui para acompanhar o seu site.