Barra do Saí se prepara para a 13ª Fecita
Quem mora na Barra do Saí, em Itapoá, conhece bem a tradição da Feira de Cidadania e Temas Atuais (Fecita), que neste ano (2018) chega à 13ª edição e traz como tema principal a água. O evento será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Emidio da Silva. Lembrando que o evento será aberto ao público, dia 6, quinta-feira. Paralelamente à Fecita, também acontece o 9º Encontro da Infância e da Adolescência, que trabalha com temas fictícios ou reais e propõe aos alunos dos 6º ao 9º ano apresentar soluções.
De acordo com a gestora da escola, Lucy Helena Wielewicki, os preparativos estão acelerados. “A gente já criou uma identidade com a comunidade e, neste ano, teremos um dia de ação global, com a disponibilização de serviços gratuitos, avaliações de saúde, emissão de documentos, entre outras coisas. O mais bacana é que a comunidade participa ativamente da feira, inclusive oferecendo serviços”, ressalta a gestora.
Realizada desde 2005 — apenas em 2015, o evento não ocorreu —, a Fecita é um evento sempre muito aguardado pelos alunos e moradores da Barra. Isso porque, além de valorizar o conhecimento dos alunos, motiva a prática da cidadania e estimula a participação comunitária. Na edição deste ano, a proposta é promover uma reflexão sobre o uso consciente da água. Para isso, estão programadas visitações dos 420 alunos às estações de tratamento e de captação de água no Município, além de palestras e atividades curriculares.
— Quando ocorre a Fecita, a nossa escola se transforma. Todos os alunos querem participar, querem mostrar suas qualidades e ganhar o concurso. Isso é bom, porque os estimula a buscar o conhecimento e o aprendizado é fantástico — destaca Lucy.
Vale lembrar que, em cada edição, um tema diferente é trabalhado pelos alunos. Em edições anteriores, questões envolvendo meio ambiente, desarmamento, eleições e idosos serviram de base para a feira.
Dia da Cidadania na véspera de feriado
O Dia da Cidadania será realizado na quinta-feira, dia 6, véspera do Feriado da Independência, das 14h às 20h, na Escola Euclides Emidio da Silva. Uma série de atividades será desenvolvida, como a emissão de primeira via de RG e CPF; serviços de estética (cabeleireira, manicure e maquiagem); serviços de saúde (medição da pressão arterial, diabetes e higiene bucal); bazar de roupas usadas; venda de roupas novas; artesanato; entre outras.
Da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no m...
Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de SC O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalaçã...
Os governadores de Santa Catarina e do Paraná firmaram acordo para que uma obra de infraestrutura que beneficiará os dois estados ponha fim à briga judicial sobre os royalties de petróleo entre ambos. Desde o ano de 1991, Paraná e Santa Catarina s...