Concessionária rebate denúncia sobre descarte irregular de resíduos químicos no rio
No terço final do último mês de junho, alguns munícipes itapoaenses utilizaram das redes sociais para divulgar o que entenderam como indício de despejo de lodo com resíduos químicos resultantes do tratamento da água na ETA (Estação de Tratamento de Água) Maria Catarina. Segundo relatos publicados e compartilhados no Facebook, essa denúncia teria partido de ex-funcionários da própria concessionária. Por fim, de acordo com a denúncia, os órgãos competentes já haviam sido notificados.
O jornal impresso Itapoá Notícias entrou em contato com a Itapoá Saneamento, concessionária responsável pelo abastecimento de água no Município, e com a Prefeitura de Itapoá, para questionar o que os dois órgãos tinham a dizer sobre os relatos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Itapoá informou que não teria tempo hábil para responder aos questionamentos do jornal antes do fechamento desta edição, fato que impossibilitou a publicação da versão do Executivo Municipal neste espaço, ainda que nossa equipe jornalística siga aguardando a manifestação para a posterior divulgação. A Itapoá Saneamento, por sua vez, alegou só ter tomado conhecimento da denúncia após ela ir a público, no dia 22 de junho, quando a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente visitaram a ETA para verificar a situação. De acordo com Antonio Hercules Neto, diretor operacional da concessionária, a denúncia não procede. “O lodo produzido pela ETA Maria Catarina é armazenado em bags – tecnologia muito utilizada em estações de tratamento de água. O bag para desidratação de lodo faz a separação de líquidos e sólidos de maneira mais ágil, econômica e viável ambientalmente. Ele serve para retirar toda a água e garantir a secagem completa. Após esse processo, os resíduos são encaminhados para descarte em aterros sanitário especializado para receber esse produto. A Itapoá Saneamento trabalha de forma sustentável, buscando soluções inteligentes e respeitando as determinações previstas em lei. Oferecemos um produto de primeira necessidade com qualidade. Nossos processos seguem rigorosas normas. A Itapoá Saneamento também disponibiliza, mensalmente, informações sobre a qualidade da água. Basta acessar www.itapoasaneamento.com.br”, explica Antonio.
Abastecimento
O jornal Itapoá Notícias aproveitou a disponibilidade da empresa em responder nossos questionamentos para perguntar sobre as reclamações que o jornal recebe em relação a interrupções no abastecimento de água e alternância na coloração do produto recebido nos imóveis. A empresa explicou que podem ocorrer manutenções emergenciais em casos de vazamentos. “Nesses casos, não há tempo hábil para comunicar a população. Paradas programadas, sempre, são comunicadas previamente, divulgadas pela imprensa local e redes sociais. A concessionária trabalha para atender a Portaria n° 2.914 de 2011, do Ministério da Saúde, que regulamenta os parâmetros de qualidade da água. Em caso de coloração na água, os clientes devem entrar em contato pelo 0800 643 2750 (24horas) e registrar a ocorrência para que um técnico seja enviado ao local para verificação”, conclui a empresa.
FOTO: imagem de arquivo da ETA Maria Catarina concedida pela Assessoria de Comunicação da Itapoá Saneamento à época da inauguração da Estação.
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