Ex-prefeito de Garuva, Sidnei Pensky, morre vítima de câncer
Aos 48 anos, faleceu por volta das 09h45min desta segunda-feira, dia 18 de agosto, o ex-prefeito de Garuva, Sidnei Pensky. Ele lutava contra um câncer no pulmão e estava internado no Hospital São José, em Joinville. O velório ocorre na Igreja Católica Matriz do município garuvense, no Centro da Cidade, sendo que a missa de corpo presente está prevista para as 08h30min desta terça-feira, dia 19 de agosto, e o sepultamento previsto para as 10h00min no Cemitério Municipal de Garuva.
Prefeito de Garuva por duas vezes consecutivas (gestões 1997/2000 e 2001/2004), Pensky se tornou figura política de muita importância no Município e não à toa, venceu José Chaves (atual prefeito e ex-prefeito à época) em sua primeira disputa eleitoral, vindo a contar com o atual prefeito como vice em sua segunda gestão. Na sequência, ainda, teve fundamental importância apoiando a eleição de João Romão para a gestão 2005/2009.
Levando em consideração o falecimento do ex-prefeito, que até então seguia como funcionário público de Garuva, no exercício do cargo de Veterinário da Secretaria Municipal de Estratégias Rurais, e todo o destaque que ele teve na vida pública, a Prefeitura decretou três dias de luto oficial a partir desta segunda-feira, dia 18 de agosto. Além disso, foi decretado ponto facultativo nesta terça-feira, dia 19 de agosto.
Sobre Sidnei Pensky
O ex-prefeito de Garuva, Sidnei Pensky, nasceu em 10 de janeiro de 1966 na cidade de Joinville, mas veio a se destacar publicamente em Garuva. Ele se formou em Medicina Veterinária pela Udesc (Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) em 1998. Casado com Julianne Junqueira, teve cinco filhos: Guilherme Junqueira Pensky, Isabella Junqueira Pensky, Maria Giulia Junqueira Pensky, Maria Eduarda Junqueira Pensky e Vitória Junqueira Pensky (in memorian).
Em 1993, ocupando a Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Agricultura de Garuva, na gestão do ex-prefeito Saul Domingos Zamboni, cargo no qual Pensky permaneceu até 31 de dezembro de 1996, ano em que concorreu a eleição para Prefeito, e foi eleito pela primeira vez. À época, filiado ao PMDB. O seu vice nessa gestão 1997/2000 era Alcir Michels. Tendo o seu trabalho reconhecido pela comunidade, Sidnei Pensky foi reeleito em 2000 para a gestão 2001/2004, então pelo PP. O vice era o atual prefeito José Chaves.
De 2005 a 2010, Pensky exerceu a sua função como médico veterinário e, em novembro de 2010, assumiu a Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental da Cidade, já na gestão do ex-prefeito João Romão. Em 2011 voltou suas atenções exclusivamente às atividades como médico veterinário do Município, cargo que ocupou até o seu falecimento, vítima de câncer de pulmão.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...