Projeto “Sua Majestade, o Violão” realiza segunda apresentação
Nesta terça-feira, dia 25 de abril, alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato, do bairro Samambaial, foram surpreendidos com uma aula diferente realizada na Casa da Cultura de Itapoá. O projeto Sua Majestade o Violão, patrocinado pelo Porto Itapoá via lei Rouanet de incentivo fiscal, conta a história do Brasil através dos violonistas compositores da primeira metade do século XX. “Em uma mistura de sons, cordas, textos, imagens e uma boa prosa, todos estão conhecendo um pouco mais do Brasil através da música e, assim, vamos juntos nos tornando um pouquinho mais brasileiros”, explica Helmuth Kirinus (o professor Mutti), que juntamente com o professor Nicolau Schmidt Junior, realiza as apresentações do Projeto.
“Os alunos estão de parabéns pela forma com que receberam e apreciaram a apresentação, tanto no período matutino quanto vespertino. Foram um espetáculo de plateia. Agradecemos aos professores e Direção pelo apoio, bem como à Secretaria de Educação por conceder o transporte dos estudantes, e ao Porto Itapoá por patrocinar o Projeto”, conclui Mutti.
Sobre o Projeto “Sua Majestade, o Violão”
Neste ano de 2017, o violão está indo à escola! O projeto “Sua Majestade, O Violão”, executado via lei Rouanet de incentivo fiscal, pela Escola de Música Tocando em Frente, tem o patrocínio do Porto Itapoá e está contando um pouco da história do violão brasileiro para os estudantes das escolas municipais de Itapoá. Além de apresentar uma ilustração visual dos principais violonistas compositores brasileiros da primeira metade do século XX, o Projeto realiza a execução de uma peça de cada compositor citado, através de solos e duos de violão, interpretados por Nicolau Schmidt e Helmuth Kirinus.
Os arranjos e a direção artística musical estão a cargo do violonista Nicolau Schmidt, graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Licenciatura em Música e Bacharelado em Instrumento; pós-graduado em Pedagogia Instrumental e Performance com área de concentração em Violão – EMBAP; professor de acordeom; bandolim e violão na Escola de Música Villa-Lobos, em Joinville, e coordenador da Prática de Conjunto de Choro na mesma Escola.
O repertório dessas apresentações musicais conta com peças de Dilermando Reis, Heitor Villa Lobos, Américo Jacomino (Canhoto), Nicanor Teixeira, João Pernambuco, Baden Powell e Garoto.
“Desse modo, o violão está indo à escola não só para aprender, e prender a atenção dos ouvintes, mas também para ensinar um pouco da nossa história um tanto esquecida e menosprezada pelos meios de comunicação de massa. Depois das apresentações nas escolas, será feita uma apresentação para a comunidade e para os amantes e apreciadores desse nobre e popular instrumento partilharem, também, dessa história contada através de dedos e cordas”, detalha Helmuth Kirinus.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...