Reunião esclarece dúvidas sobre os aspectos tecnológicos do programa Rede de Vizinhos
Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Itapoá foi sede de um encontro promovido pelo Conseg (Conselho de Segurança Pública) do Município visando o esclarecimento de dúvidas sobre o uso de tecnologias na implementação do Programa Rede de Vizinhos e, mais especificamente, sobre as câmeras de monitoramento. Estiveram presentes, policiais, vereadores, lideranças locais, membros da imprensa e da comunidade em geral.
O programa Rede de Vizinhos já está em implantação sob a coordenação do Tenente Lima, que é o comandante da Polícia Militar em Itapoá. Nesse programa, que visa otimizar as relações entre os vizinhos e a polícia na luta contra a criminalidade, é previsto o Projeto Câmeras de Monitoramento. Foi justamente esse Projeto, o foco da reunião, coordenada por dois especialistas da área: Ricardo Selbach, CEO e analista de TI e Telecom da RVS Tecnologia; e Rômulo Martins de Freitas, executivo de vendas e representante da Intelbras na região Sul.
As apresentação, no encontro, se restringiram à parte técnica, sendo que Rômulo e Ricardo apresentaram os principais pontos da proposta e todos os presentes puderam perguntar e esclarecer suas dúvidas sobre os equipamentos e funcionalidades envolvidas no Projeto.
Entre os destaques abordados, o fato de as câmeras de monitoramento, após instaladas, exigirem muito pouca manutenção. O custo da instalação ainda está em estudo e deverá ser apresentado em breve, mas a intenção é ratear o valor entre os membros da vizinhança de forma a baratear essa ação.
Depois de instaladas, os próprios vizinhos passam a monitorar essas câmeras, visto que a polícia não teria a estrutura necessária para o acompanhamento em tempo real de todas as imagens, mas essas redes de vizinhos teriam autonomia para acionar a Polícia quando considerassem necessário e, aí sim, os policiais poderiam acionar a câmera em questão e agir conforme a necessidade da ação em andamento. Desa forma, a Rede de Vizinhos funcionará como um filtro das ações, na intenção de que a PM possa focar apenas as verdadeiras ocorrências policiais.
A intenção é que o sistema conte com uma rede de comunicação de dados própria, de forma a evitar a transferência externa, como o acesso por pessoas não autorizadas (hackers) e o congestionamento de rede por exemplo.
Segundo os dois especialistas presentes no encontro, já há casos bem sucedido da aplicação de sistemas semelhantes no Paraná e no litoral do Rio Grande do Sul.
Sobre o programa Rede de Vizinhos da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina)
A intenção do programa “Rede de Vizinhos da PMSC’’ é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. O programa, ainda, pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância natural, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio. O Projeto Câmeras de Monitoramento vem auxiliar esse processo de vigilância e cuidado, pelos vizinhos, de sua rua ou microrregião.
“Quer saber do que se trata? Ficou interessado? Procure o Tenente Lima no Quartel da Polícia Militar (Rua Ana Maria Rodrigues de Freitas, 1.451, Bairro Itapema do Norte, Itapoá-SC) ou participe das reuniões do Conseg Itapoá-SC. A próxima reunião será dia 14 de março, às 18h30min, nas dependências da CDL (Rua Herminio Dagnoni nº 145, Bairro Itapema do Norte, Itapoá)”, convidam os membros do Conseg.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...