Itapoá segue com balneabilidade perfeita nesta temporada, segundo a Fatma
Nesta sexta-feira, dia 13 de janeiro, a Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) divulgou o sexto relatório das condições das praias no estado catarinense desta temporada de verão 2016/2017. As notícias são boas, pois no Estado, o número de pontos próprios para banhhos aumentou e, agora, contempla 69,2% do total de 214 locais avaliados. Em Itapoá, os quatro pontos monitorados permanecem balneáveis. Ou seja, as praias do Município seguem com 100% de balneabilidade. As coletas e análises, em toda Santa Catarina, foram feitas entre os dias 9 e 12 de janeiro. Em Itapoá, no dia 09.
No quinto relatório do Estado, que foi divulgado na semana anterior, 143 pontos analisados estavam próprios, cinco a menos que os 148 registados nesse relatório mais recente. Isso, porque cinco pontos passaram a ser impróprios, mas 10 deixaram essa condição e estão balneáveis no relatório atual. “Em relação ao mesmo período do ano passado, os números estão bem melhores. Acreditamos que é resultado da intensificação das fiscalizações, principalmente pelos municípios. Em longo prazo, poderemos avaliar melhor esses números”, explica Marlon Daniel da Silva, técnico de laboratório da Fatma. Ele recomenda que os banhistas não entrem na água próximo a saídas pluviais e de rios.
Como as placas que apontam as condições das praias estão sendo constantemente alvo de vandalismo, a Fatma lembra que os banhistas podem conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura em seu site, disponível clicando aqui.
Como é feito
De acordo com a Fatma, para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, é analisada a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada (2016/2017), as amostras começaram a ser coletadas em 31 de outubro. Quando, em 80% das análises, a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.
Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
Em Itapoá, os pontos são: 01) Balneário Brasília (final da Avenida 650); 02) Balneário Paese (entre as ruas 1020 e 1030); 03) Balneário Palmeiras (Rua 1970); 04) Balneário Barra do Saí (Rua 20).
Leia também:
Recomendação foi apresentada na própria sessão em que o projeto de lei estava sendo discutido. Comissão Especial rejeitou o texto e o Prefeito o retirou na sequência. Proposta de mudança do Zoneamento Ecológico Econômico do município foi estudada pel...
A população da Região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela chuvarada e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outr...
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de itens de assistência humanitária (IAH) para as famílias que tiveram prejuízos com a passagem do ciclone bomba registrado na última semana. Logo que a...