Dezembro teve o maior índice de praias de SC próprias para banho em três anos
A comparação dos relatórios de balneabilidade de dezembro dos anos de 2014, 2015 e 2016, emitidos pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente), mostra que aumentou o número de praias próprias para banho em Santa Catarina. A média do início da temporada de verão 2016/2017 se manteve em 78,15% de pontos analisados próprios para banho. No mesmo período de 2015, a média foi de 71,55% e, em 2014, o índice ficou em 73,36%.
Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, uma série de fatores contribuí para a melhoria da qualidade das praias analisadas. “Tivemos um mês com poucas chuvas. No ano, foram emitidas muitas licenças para obras de saneamento e drenagem pluvial em áreas urbanas. A união da Fatma, dos órgãos municipais de meio ambiente e de concessionárias de água e esgoto foram imprescindíveis para fiscalizar e também conscientizar os cidadãos que manter a praia própria para banho não é apenas um dever do estado, mas de todos os cidadãos”, explica.
As praias de Itapoá, mantendo 100% de balneabilidade durante todo este mês de dezembro (2016), também tiveram uma melhora em relação a dezembro de 2015, permancendo em condição semelhante a dezembro de 2014, com todos os quatro pontos de análise estando próprios para o banho. Essas análises são realizadas na Barra do Saí, Balneário Brasília, Balneário Paese e Balneário Palmeiras. O resultado deste mês de dezembro é positivo em comparação com o mesmo período do ano passado, porque a última amostragem de 2015 atestou para balneabilidade imprópria no balneário Brasília.
Atualmente, a Fatma avalia 214 pontos em 27 municípios de Santa Catarina. Em 2015, a Fundação avaliava 211 locais e no ano anterior 199 pontos na mesma quantidade de municípios.
Da Fatma, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Publicar comentário