“Fraudes de água prejudicam o abastecimento”, alerta Itapoá Saneamento

banner-itapoa-saneamento-site-tribuna-1A Itapoá Saneamento, diariamente, está com equipe em campo, em busca de fraudes nas ligações de água, residenciais e comerciais. A ação tem como objetivo recuperar o grande volume de água que é perdido todos os anos com esse tipo de irregularidade.

O trabalho está sendo viabilizado pela equipe de Caça-Fraude, que intensificou as ações neste ano de 2016 com mais vistorias nos imóveis, e com o uso de recursos tecnológicos específicos para o trabalho, como por exemplo, o uso do Geofone, que capta as vibrações abaixo da terra, para perceber vazamentos e desvios na tubulação.

Além das vistorias de rotina e das denúncias, a equipe também faz um trabalho de acompanhamento de consumo dos casos mais críticos e até mesmo daqueles que não possuem cadastro com a empresa, viabilizando vistorias específicas para estes casos.

Segundo a concessionária, boa parte do volume de água tratada que é perdido está relacionado a fraudes nas ligações, e esclarece que o fornecimento de água para imóveis com ligação irregular é crime, e que o uso de dispositivos como bombas ou ejetores na rede distribuidora ou no ramal prejudicam muito a qualidade e o abastecimento da água. Nessas duas situações, o usuário poderá sofrer penalidades e ações cabíveis, conforme legislação vigente.

De acordo a gerência da Itapoá Saneamento, o usuário que furta água a partir de fraude prejudica o abastecimento da comunidade e o meio ambiente. “Quem furta a água usa sem controle, já que não paga por esse volume consumido. Quem acaba pagando por isso somos todos nós, com a diminuição da pressão e até mesmo a falta de água em alta temporada. Para se ter uma ideia, recentemente, em um único imóvel vistoriado, foi encontrado mais de 100 mil litros de água armazenada, e que estava prejudicando o abastecimento da região, ocasionando falta de água”, explica.

O acompanhamento periódico de combate as fraudes já virou rotina na concessionária e tem reflexo na melhoria da qualidade do abastecimento, já que o volume de água que deixa de ser desviado, passa a atender aos usuários com ligações regulares, além de contribuir para o meio ambiente.

Denúncias de fraudes nas ligações de água podem ser feitas pelo telefone 0800 6043 2750. A Itapoá Saneamento garante o anonimato.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook