Coral Infantil Sementes do Amanhã recebe doação de grupo de voluntários
Nessa sexta-feira, dia 04 de novembro, a sede da Acopof (Associação Comunitária do Pontal e da Figueira) foi o local de ensaio do Coral Infantil Sementes do Amanhã. Estavam presentes, cerca de 30 crianças coralistas; a regente Karla Cristina Ziemer Huch; os responsáveis pela Escola de Música Tocando Em Frente (idealizadora e administradora do Coro), Helmuth Kirinus e Luci da Costa Kirinus; integrantes do GRAI (Grupo Avança Itapoá); Patrícia Dall Onder, analista de Sustentabilidade do Porto Itapoá; além de alguns pais e familiares das crianças participantes do Coral.
A participação do GRAI se deu por um motivo bastante especial. Na ocasião, ocorreu a entrega simbólica de uma doação de R$ 3 mil do Grupo ao Coral. Esse valor é fruto do evento “Show de Prêmios” realizado no último dia 30 de outubro, nas dependências da Oficina do Pastel. “Para a ocasião, foram disponibilizados, através da ajuda do comércio de Itapoá, mais de 30 prêmios divididos em 27 rodadas de pura emoção e alegria”, conta Moacir Souza, administrador do Grupo Avança Itapoá. Ele explica, também, que os 60 voluntários do GRAI estiveram envolvidos com o evento, divulgando, vendendo, curtindo, comentando e compartilhando informações sobre o Show de Prêmios. Além disso, foram 23 voluntários do Grupo trabalhando diretamente na ação, que contou com um público de mais de 250 pessoas. “A meta inicial era alcançarmos o valor de R$ 3 mil para as necessidades iniciais do projeto [Coral Sementes do Amanhã], mas graças ao empenho, determinação e dedicação de todos os envolvidos, conseguimos superar o valor esperado”, diz Moacir.
“O GRAI acredita que, quando pensamos em um futuro melhor, devemos direcionar nossos olhares, atenção e dedicação às crianças, pois elas são o alicerce do futuro. Ao nos ser apresentado o projeto Sementes do Amanhã com suas necessidades iniciais para a execução, vimos a oportunidade de poder estar se mobilizando fazendo a diferença através de um trabalho voluntário que envolvesse toda a comunidade”, conclui Moacir ao falar do que levou o Grupo a apoiar o Projeto.
Para Helmuth Kirinus (professor Mutti), proponente do Projeto, a doação foi de enorme importância para o “Sementes do Amanhã”. “Esse foi o maior aporte realizado até agora no projeto e constitui cerca de 6,5% do valor total. Até agora, temos 26,5%, já que 20% foi conseguido através do aporte de 13 pessoas físicas de Itapoá e outras cidades, através do incentivo fiscal. Ou seja, desconto no Imposto de Renda. São elas, Dante Ernesto Kirinus, Denise Rose Mertens Garcia, Fabianno Lima, Felipe Jefferson G. Custódio, Geraldo Rene Behlau, Henrique Aguiar, Josenio Vieira Bernardi, Luciano Donizetti da Silva, Marciane Rech, Neura Maria Weber Maron, Pedro Silvano Gunther, Sergio Ferreira Aguiar e Theophilo Sobieray Filho. Além do valor financeiro, o envolvimento do GRAI movimentou a participação, tanto dos voluntários, como também do comércio e de pessoas aderiram ao propósito de ajudar essa iniciativa. Isso mostra que o valor da música e de projetos que tenham em vista a formação continuada envolvendo nossas crianças no âmbito artístico cultural é visto como algo de suma importância pela população e comércio da nossa cidade. Isso é o mais importante para nós, coordenadores e profissionais envolvidos diretamente no projeto, pois motiva e fortalece o ideal de oportunizar às pessoas, comércio e empresas, essa forma de contribuir para o desenvolvimento cultural de nossa cidade”, considera Mutti.
O proponente do projeto também explica como a pessoa interessada pode apoiar o Coral Infantil. “Qualquer pessoa física ou jurídica que queira fazer aportes ao projeto no intuito de contribuir para o acréscimo social que esses têm para o Município deve procurar a Escola de Música Tocando em Frente, para informarmos a conta bancária do projeto e simular o cálculo, para ver o valor máximo dedutível do imposto de renda. Qualquer pessoa física ou jurídica que não se enquadrar nos critérios do benefício fiscal pode também contribuir sem esse benefício, pois o incentivo fiscal não é o objetivo principal e é, como o próprio nome já diz, apenas um incentivo”, conclui.
Mais sobre o grupo de voluntários Avança Itapoá
Quem explica o que é o GRAI (Grupo Avança Itapoá) é Moacir Souza, seu administrador. “Somos um grupo unido de pessoas procurando, através de ações sociais, como agentes de transformação, prestar serviços à comunidade, sem remuneração, doando tempo e conhecimento, impulsionados pela solidariedade em atender as necessidades do próximo”.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...