Vem aí “Sementes do Amanhã”, o Coral Infantil de Itapoá
O Projeto Cirandas – Coral Infantil de Cantigas Folclóricas – já aprovado via Lei Rouanet e publicado em Diário Oficial da União, deu, no início deste mês de agosto, o seu primeiro passo para se tornar realidade. O Coral Infantil batizado “Sementes do Amanhã”, que terá origem com tal projeto, já conta com o apoio de oito cidadãos, seis deles itapoaenses, que escolheram se tornarem mecenas, decidindo destinar parte do IR (Imposto de Renda) devido para o projeto. O Mecenato é o instrumento viabilizado pela lei de incentivo federal, conhecida como Lei Rouanet, em que uma pessoa ou uma empresa pode investir em um projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura e ser ressarcido deste valor na forma de dedução do Imposto de Renda. O grande benefício deste instrumento é o fato de, ao invés de enviar o dinheiro à União, ocasião em que não se vê onde ele foi realmente aplicado, investir em um projeto cultural, que será realizado em sua cidade, e assim, poder acompanhar e participar dos benefícios que essa atividade cultural carrega consigo.
Todo cidadão que paga Imposto de Renda no modo completo, não simplificado, pode deduzir até 6% do imposto devido; e toda empresa que paga o IR no modo Lucro Real pode deduzir até 4% do imposto devido, quando decide patrocinar um projeto desta natureza. No site do Ministério da Cultura chamado Salicnet – “Incentivadores por UF e Município”, todo cidadão pode acompanhar diariamente quem são os mecenas da sua cidade, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Tem, também, acesso ao projeto patrocinado e ao valor do aporte. É possível, assim, saber quem investe em cultura na sua cidade e valorizar essas empresas.
Os próprios idealizadores do projeto do Coral Infantil explicam o mecenato. “O nome Mecenato vem da história do cidadão romano, Caius Mecenas, que há 2 mil anos, foi reconhecido por apoiar e patrocinar artistas na época de ouro do Império Romano. Em Itapoá, existem alguns projetos aprovados pela lei Rouanet, um deles é o que dará início ao Coral Infantil. Então, se você, pessoa física ou jurídica, cidadão, comerciante, empresário, ou político tem a possibilidade de aplicar parte do seu Imposto de Renda na sua cidade, patrocinando um desses projetos culturais, você pode se tornar um mecenas. A outra alternativa é lavar as mãos e se ausentar da responsabilidade social que lhe foi oportunizada através dessa lei. Mecenas ou Pilatos, pelo que você quer ser lembrado?”, questionam.
Em Itapoá, as empresas que pagam imposto como Lucro Real são as do setor portuário em geral e algumas lojas de materiais de construção, supermercados e postos de gasolina.
Ações para angariar recursos ao Coral Infantil
Além da doação de pessoas físicas moradores da cidade, que deduzirão 100% do valor investido no imposto de renda de 2016, o projeto angariar recursos através de eventos, rifas, e sorteios de prêmios. Segundo Helmuth Kirinus, o objetivo é conseguir, pelo menos os 20% iniciais, através desses mecanismos e procurar, à medida que a economia se estabilize, aportes de empresas de lucro real presentes na cidade ou de qualquer outra localidade brasileira.
Acredita-se que com o seu início, ganhando forma e visibilidade, outras pessoas físicas que pagam imposto de renda venham se sensibilizar com os benefícios que a proposta trará para as crianças de Itapoá. Da mesma forma, pessoas jurídicas podem se abrir para esse mecanismo, interessadas, seja no lucro social ou no marketing cultural proporcionado, e adquirir o patrocínio integral do projeto, veiculando sua marca, ou o co-patrocínio, cumprindo uma ou mais cota(s) de 20%. Quem quiser ajudar na construção desta nova realidade, seja com doações ou patrocínios através da lei de incentivo fiscal, ou participando dos eventos para angariação de fundos, pode entrar em contato no email helmuthkirinus@gmail.com, ou fones (47) 9904-5616 e (47) 9740-8816. Outra forma de contato são as fanpage no Facebook: Vozes da Babitonga, Tocando Frente e Sementes do Amanhã.
Feijoada Cultural
No último dia 06 de agosto, o espaço Bistrô Luiggi Doro, no balneário Itapoá, sediou o primeiro evento em prol do nascimento do Coral Infantil Sementes do Amanhã. Intitulado Feijoada Cultural, o almoço contou com a belíssima apresentação musical do grupo de choro Mistura Brasileira, formado pelos músicos Nicolau Schimidt (7 cordas) , Fio José (bandolim), Cristiano Gomes (flauta transversa, clarinete e sax) e Allan Medeiros (pandeiro). O evento contou, ainda, com a participação musical da pianista Marisa Toledo e do saxofonista Cláudio Moraes, integrantes do Sarau Trio, que vem realizando apresentações musicais nas escolas do município de Itapoá, através do projeto via lei Rouanet Sarau Brasileiros – Música Instrumental Brasileira nas Escolas. Alexandre Alves (Garam) disponibilizou, voluntariamente, o equipamento de som e, também, participou da roda emprestando também a sua voz. A regente do Coral infantil, que em breve iniciará suas atividades, Karla Ziemer, juntamente o maestro do coral adulto Vozes da Babitonga Rafael Daniel Huch e demais presentes apreciaram a boa música e uma deliciosa feijoada, cujo valor arrecadado será destinado para concretizar o início das atividades. Além de musical, o evento também teve um sabor literário, com a presença dos escritores Glória Kirinus de Curitiba e Borges de Garuva, bem como com a divulgação e venda do livro Palavra Presa na Garganta, sobre a história política de Chico Buarque, da pianista Marisa Toledo. O evento foi um sucesso, e os presentes puderam, em um local belo e aconchegante, viver momentos de apreciação da arte e da cultura, ao mesmo tempo, contribuindo para o surgimento de mais e mais cultura para Itapoá.
As imagens que ilustram esta matéria foram fotografadas e gentilmente cedidas por Neusa Lopes, na ocasião da Feijoada Cultural em prol do Coral Sementes do Amanhã.
Da Escola de Música Tocando em Frente, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...