Está suspenso o curso de formação de PM em Santa Catarina
Em caráter liminar, uma ação judicial suspendeu, nessa quarta-feira, dia 1º de junho, o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Santa Catarina.
A decisão é do desembargador Luiz Zanelato, que contesta a validade do diploma de curso superior de alguns candidatos.
Segundo a PM, justamente nessa quarta-feira, (1º/06), ingressaram 711 policiais militares, dos quais 658 aprovados em concurso público do ano passado e 53 soldados que, por liminar, garantiram o direito ao início da formação. Para a região de Joinville, foram apresentados 60 soldados, dos quais quatro mulheres. O curso de formação com aulas teóricas e treinamentos estava previsto para iniciar dia 13 de junho.
A ação judicial pede a realização de uma investigação para averiguar se todos os classificados possuem diplomas aceitos pelo MEC (Ministério da Edicação). Aqueles que não forem qualificados devem ser desclassificados de acordo com a decisão. Com isso, candidatos da lista de espera deveriam ser convocados.
Na tarde dessa quarta-feira, dia 1º de junho, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) de Santa Catarina, informou que recebeu a decisão de suspender temporariamente o início do curso de formação profissional dos novos policiais militares. O órgão alega já estar elaborando um recurso judicial que deverá ser interposto nos próximos dias.
João dos Passos Martins Neto, procurador-geral do Estado, considera a determinação do desembargador muito prejudicial aos esforços da Administração Estadual, que pretende formar novos agentes para incrementar a segurança pública catarinense. “Ao mesmo tempo, repercute negativamente sobre toda a logística que envolve o curso de formação desses policiais”, disse ele.
Polícia Civil de Santa Catarina mantém nomeações
Na Polícia Civil, serão 486 novos policiais civis, dos quais 66 delegados. O curso ocorrerá na Acadepol (Academia de Polícia Civil). Para a região de Joinville, estão previstos 40 agentes e quatro escrivões. “Ainda não temos uma definição do número de delegados, porque depende de promoção que irá ocorrer nos próximos dias”, explicou o delegado Regional de Polícia Civil de Joinville, Akira Sato.
Leia também:
Uma briga de vizinhos no balneário Palmeiras, em Itapoá, terminou com a morte de uma mulher. A filha dela foi agredida e precisou de atendimento hospitalar. O crime ocorreu por volta das 18h desta sexta-feira, dia 07 de agosto. De acordo com informa...
Nessa terça-feira, dia 04 de agosto, a Polícia Militar de Itapoá prendeu um homem acusado de tentativa de feminicídio. A prisão é o desfecho de uma ocorrência iniciada na tarde de domingo, dia 02 de agosto, na cidade de Garuva. Na ocasião, esse homem...
Por volta das 18h10 deste sábado, dia 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência, sobre a qual foi relatado que um homem estaria caído em via pública e com um ferimento na cabeça. Os bombeir...