Tim e Vivo descumprem limite da Anatel para velocidade da internet móvel em SC

Segundo divulgado pelo jornal Notícias do Dia, uma pesquisa realizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nos meses de janeiro a março apontou que em apenas sete estados brasileiros (dentre os 26 mais o Distrito Federal), os clientes das operadoras de telefonia móvel recebem a velocidade de internet contratada. Em Santa Catarina, segundo a mesma pesquisa, duas das quatro operadoras não oferecem o serviço pago pelo usuário da banda larga móvel. São elas, a Tim e a Vivo.

A avaliação testou a velocidade de upload e download apurada no momento de utilização e a taxa de transmissão média. A exigência da Anatel é de que os clientes recebam acima dos 95% da velocidade instantânea da internet contratada.

Os piores resultados em Santa Catarina, de acordo com a pesquisa, foram os da Tim, registrando 89,09% da velocidade instantânea contratada. Quando avaliada a velocidade média, esse índice é ainda menor: 81,84%. A Vivo, segunda pior avaliada no Estado, ofereceu 92,3% na conexão inicial e 81,26% de média.

O melhor índice de internet instantânea em SC foi atingido pela Claro, com 99,56%. A Oi, por sua vez, teve o melhor resultado de velocidade média, com 98,64%.

Com esses resultados, Santa Catarina está em situação semelhante aos estados do Amazonas, Maranhão e Rio Grande do Norte, onde metade das operadoras entrega velocidade de internet móvel inferior ao estipulado pela Anatel.

Roraima foi o estado que apresentou os piores resultados. Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Sergipe são os que recebem a melhor qualidade do serviço.

Com a intenção de garantir o fornecimento correto do serviço aos consumidores, essa pesquisa é realizada desde 2012 pela Anatel, que avalia também a banda larga fixa de prestadoras que possuem mais de 50 mil clientes.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook