Queimada destrói parte da vegetação beira-mar no balneário Paese
Um fogo, aparentemente realizado por meio de queimada (prática primitiva destinada, principalmente, à limpeza do terreno), destruiu parte da vegetação beira-mar, que protege a orla do balneário Paese, entre as ruas 1050 e 1070.
De acordo com moradores locais, a ação teve início a partir de uma pequena chama ao final da tarde dessa segunda-feira, dia 08 de junho. O fogo se alastrou rapidamente e, no início da noite, já havia percorrido cerca de 200 metros em um rastro de aproximadamente um metro de largura. Em alguns pontos, a destruição alcançou metade da vegetação beira-mar daquele local. Quem viu o fogo alega não saber como começou, mas há a desconfiança de que tenha sido proposital, feito por alguém que queria “limpar” a área.
O fato preocupa imensamente aqueles que moram próximo da costa, uma vez que consideram que a destruição da referida vegetação favorece a erosão costeira e o avanço do mar.
A equipe de reportagem do site jornalístico Tribuna de Itapoá esteve no local, onde constatou o fato, inclusive, registrando-o nas imagens que ilustram esta matéria sobre o tema. Em determinado momento, os integrantes perceberam a presença de, pelo menos, um homem alimentando o fogo. Então, a equipe do site se retirou e avisou aos órgãos competentes (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá), que se encarregaram de averiguar a situação.
Na manhã desta terça-feira, dia 09 de junho, a equipe de reportagem do site Tribuna de Itapoá esteve novamente no local, ocasião em que capturou novas imagens, nas quais é possível enxergar mais detalhes sobre o estado em que ficou a vegetação atingida pelo fogo.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...