Ampliação do Porto Itapoá está autorizada pela Secretaria de Portos

Foto de arquivo do Tribuna de Itapoá.
Foto de arquivo do Tribuna de Itapoá.

Nessa terça-feira, dia 30 de dezembro, foi autorizada, pela Secretaria de Portos do Governo Federal, a expansão e adequação do TUP (Terminal de Uso Privativo) Itapoá – Porto Itapoá.

O empreendimento catarinense localizado na Baía da Babitonga, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Saí Mirim, obteve, assim, a autorização para ampliação do píer e pátio do terminal portuário, que é dedicado à movimentação e armazenagem de cargas gerais e carga conteinerizada.

Hoje, a plataforma do Porto Itapoá conta com 630 metros de cais, dividida em dois berços de atracação com 315 metros de cumprimento por 43 metros de largura cada.

No projeto de ampliação, está prevista a implantação de mais uma nova ponte de acesso, bem como a ampliação do cais atual, que passará de 630 metros para 1.209,38 metros de cumprimento. A retroárea também será aumentada, com todo o terreno totalizando 484.129,72 m² ao final do processo.

Com as obras autorizadas, a estrutura do Porto Itapoá possibilitará a movimentação de aproximadamente 2 milhões de TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés ou cerca de 6 metros de cumprimento) por ano. Atualmente, a capacidade do Terminal abrange ¼ dessa quantidade, ou seja, é de 500 mil TEU’s/ano. A movimentação já ultrapassou, considerando as operações de 2013 e 2014, a marca dos 450 mil TEU’s movimentados por ano.

Para a ampliação autorizada, está previsto um investimento de R$ 488 milhões.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook