Concessionária alerta para fraudes, que prejudicam o abastecimento de água
Em nota enviada pela Itapoá Saneamento aos órgãos de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 30 de dezembro, a concessionária responsável pelo abastecimento de água na Cidade alerta que as ligações clandestinas na rede água, os famosos gatos, prejudicam o abastecimento de todo o Município. “Estas fraudes geram desperdícios, vazamentos, aumento dos custos de manutenção das redes, contaminação da água e desabastecimentos de áreas”, explica a empresa.
O setor comercial da concessionária explica que essas práticas aumentam na temporada, quando a Cidade recebe um maior número de pessoas, ampliando também o consumo. “Estamos atuando diariamente para reduzir o número de irregularidades, somente na semana do dia 22 de dezembro, foram oito casos”, comenta a supervisora do setor (cujo nome não foi citado no comunicado da Itapoá Saneamento).
A concessionária alerta a necessidade de o usuário regularizar a sua situação, procurando o escritório da empresa o mais rápido possível. O regulamento da Itapoá Saneamento estabelece que no caso da constatação da fraude, o usuário responda judicialmente e, ainda, pague multa.
“Quando os fiscais da concessionária verificam uma fraude na ligação (fraude é toda e qualquer infração causada propositalmente pelo usuário para adulterar uma situação e/ou consumo de água), a Polícia Militar é imediatamente acionada para realizar os procedimentos legais”, explica o comunicado da empresa.
Confirmada a irregularidade, o usuário é autuado e pode responder a inquérito policial por furto qualificado, conforme previsto no Código Penal Brasileiro. Em caso de flagrante, o procedimento da PM é deter os responsáveis e encaminhá-los à Delegacia de Polícia Civil local para a tomada das providências cabíveis.
“Quem furta água não se preocupa com o uso racional, chegando a gastar até três vezes mais do que aqueles que pagam pelo consumo. De acordo com o corpo técnico da Concessionária, para garantir o abastecimento de água de uma determinada região, é preciso calcular o quanto de água é necessário para abastecer todas as residências ligadas à rede. As ligações clandestinas não entram nesse cálculo e acabam interferindo no que foi previsto, consumindo a água dos moradores que pagam em dia”, justifica a Itapoá Saneamento.
Morador da Rua Ana Maria Rodrigues de Freitas foi autuado na última sexta-feira, dia 26 de dezembro
Na última sexta-feira, dia 26 de dezembro, mais um caso de furto de água foi registrado em Itapoá. Dessa vez, o fato ocorreu em uma residência localizada na rua Ana Maria Rodrgues de Freitas, no bairro Itapema do Norte.
Segundo a concessionária, a ligação daquele local constava como cortada no ramal, porém o agente fiscal constatou que havia ligação direta na rede, sem a presença do hidrômetro. Por esse motivo, a Itapoá Saneamento fez uma denúncia à PM, que esteve no local e confeccionou o boletim de ocorrência. O proprietário foi autuado e responderá inquérito pela fraude constatada. A empresa de água aplicou multa e fez a retirada da ligação irregular, orientando o proprietário a fazer o pedido de uma nova ligação junto ao escritório da empresa.
Com o objetivo de coibir esse crime, a concessionária mantém equipes na rua diariamente e, também, conta com a ajuda da população, que pode denunciar irregularidades caso as perceba. Para isso, ligue (47) 3443-6464 ou, então, de um telefone fixo para 0800-643-2750. Outra forma é se dirigir diretamente ao escritório da empresa, situado na rua Lindóia, nº 328, em Itapema do Norte.
Leia também:
Uma briga de vizinhos no balneário Palmeiras, em Itapoá, terminou com a morte de uma mulher. A filha dela foi agredida e precisou de atendimento hospitalar. O crime ocorreu por volta das 18h desta sexta-feira, dia 07 de agosto. De acordo com informa...
Nessa terça-feira, dia 04 de agosto, a Polícia Militar de Itapoá prendeu um homem acusado de tentativa de feminicídio. A prisão é o desfecho de uma ocorrência iniciada na tarde de domingo, dia 02 de agosto, na cidade de Garuva. Na ocasião, esse homem...
Por volta das 18h10 deste sábado, dia 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência, sobre a qual foi relatado que um homem estaria caído em via pública e com um ferimento na cabeça. Os bombeir...