Concessionária alerta para fraudes, que prejudicam o abastecimento de água

CRÉDITOS: Itapoá Saneamento / Divulgação.
CRÉDITOS: Itapoá Saneamento / Divulgação.

Em nota enviada pela Itapoá Saneamento aos órgãos de imprensa na manhã desta terça-feira, dia 30 de dezembro, a concessionária responsável pelo abastecimento de água na Cidade alerta que as ligações clandestinas na rede água, os famosos gatos, prejudicam o abastecimento de todo o Município. “Estas fraudes geram desperdícios, vazamentos, aumento dos custos de manutenção das redes, contaminação da água e desabastecimentos de áreas”, explica a empresa.

O setor comercial da concessionária explica que essas práticas aumentam na temporada, quando a Cidade recebe um maior número de pessoas, ampliando também o consumo. “Estamos atuando diariamente para reduzir o número de irregularidades, somente na semana do dia 22 de dezembro, foram oito casos”, comenta a supervisora do setor (cujo nome não foi citado no comunicado da Itapoá Saneamento).

A concessionária alerta a necessidade de o usuário regularizar a sua situação, procurando o escritório da empresa o mais rápido possível. O regulamento da Itapoá Saneamento estabelece que no caso da constatação da fraude, o usuário responda judicialmente e, ainda, pague multa.

“Quando os fiscais da concessionária verificam uma fraude na ligação (fraude é toda e qualquer infração causada propositalmente pelo usuário para adulterar uma situação e/ou consumo de água), a Polícia Militar é imediatamente acionada para realizar os procedimentos legais”, explica o comunicado da empresa.

Confirmada a irregularidade, o usuário é autuado e pode responder a inquérito policial por furto qualificado, conforme previsto no Código Penal Brasileiro. Em caso de flagrante, o procedimento da PM é deter os responsáveis e encaminhá-los à Delegacia de Polícia Civil local para a tomada das providências cabíveis.

“Quem furta água não se preocupa com o uso racional, chegando a gastar até três vezes mais do que aqueles que pagam pelo consumo. De acordo com o corpo técnico da Concessionária, para garantir o abastecimento de água de uma determinada região, é preciso calcular o quanto de água é necessário para abastecer todas as residências ligadas à rede. As ligações clandestinas não entram nesse cálculo e acabam interferindo no que foi previsto, consumindo a água dos moradores que pagam em dia”, justifica a Itapoá Saneamento.

Morador da Rua Ana Maria Rodrigues de Freitas foi autuado na última sexta-feira, dia 26 de dezembro

Na última sexta-feira, dia 26 de dezembro, mais um caso de furto de água foi registrado em Itapoá. Dessa vez, o fato ocorreu em uma residência localizada na rua Ana Maria Rodrgues de Freitas, no bairro Itapema do Norte.

Segundo a concessionária, a ligação daquele local constava como cortada no ramal, porém o agente fiscal constatou que havia ligação direta na rede, sem a presença do hidrômetro. Por esse motivo, a Itapoá Saneamento fez uma denúncia à PM, que esteve no local e confeccionou o boletim de ocorrência. O proprietário foi autuado e responderá inquérito pela fraude constatada. A empresa de água aplicou multa e fez a retirada da ligação irregular, orientando o proprietário a fazer o pedido de uma nova ligação junto ao escritório da empresa.

Com o objetivo de coibir esse crime, a concessionária mantém equipes na rua diariamente e, também, conta com a ajuda da população, que pode denunciar irregularidades caso as perceba. Para isso, ligue (47) 3443-6464 ou, então, de um telefone fixo para 0800-643-2750. Outra forma é se dirigir diretamente ao escritório da empresa, situado na rua Lindóia, nº 328, em Itapema do Norte.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook