Projetos do Porto Itapoá recebem nova premiação da ABRH SC

Projetos do Porto Itapoa recebem nova premiacao da ABRH SC
Membros das áreas premiadas do Porto.

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Itapoá recebeu o Prêmio Ser Humano, concedido pela ABRH SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina). O projeto Mulheres Portuários já havia recebido o mesmo reconhecimento em 2013. Agora, em 2014, foram dois os projetos do Porto premiados: Projeto Ambiental e Projeto de Formação de Facilitadores. O evento de premiação, que ocorreu no último sábado, dia 22 de novembro, em Blumenau, tem como objetivo, a valorização das boas práticas de gestão de pessoas adotadas pelas empresas do estado catarinense.

Projeto Ambiental

O Projeto Ambiental do Porto Itapoá busca a recomposição da mata nativa na orla de Itapoá. Antes mesmo de o terminal portuário entrar em operação, em junho de 2011, o empreendimento já demonstrava bastante preocupação ambiental, desenvolvendo projetos nesse campo, setor que até hoje é um dos carros chefes da empresa no que diz respeito à sustentabilidade.

Desde a concepção estrutural do Porto, já ficava bem claro esse foco nas questões ambientais. Um exemplo bastante significativo é o píer afastado do pátio em 230 metros, o que possibilita o fluxo de pessoas na orça em frente ao terminal. Isso é visto como um diferencial, pois o espaço portuário sintoniza com o meio ambiente e com os moradores locais. Segundo divulgado por sua Assessoria de Imprensa, o Porto Itapoá pretende seguir com o crescimento do seu negócio em paralelo com a cidade e as pessoas, e de forma a causar o menor impacto possível nas questões ambientais e urbanas.

O projeto ambiental premiado tem o título “Recomposição da Vegetação na Orla em Frente ao Porto Itapoá com a Participação dos Atores Sociais Locais” vem ao encontro dessa proposta do Porto. Participam, 15 moradores locais, os quais foram capacitados para produzirem mudas de espécies nativas do ecossistema costeiro, em viveiros simples e domésticos. Foram produzidas 200 mudas de dez espécies diferentes, além de 300 mudas de espécies da Mata Atlântica, das quais 126 já foram plantadas na orla em frente ao Porto Itapoá.

Ao longo deste ano de 2015, o projeto terá continuidade, até ser finalizado com o plantio de todas as mudas cultivadas, o que contemplaria o processo de recomposição da vegetação nativa da orla da Praia da Figueira, região onde se localiza o terminal portuário itapoaense. Em parceria com a Prefeitura de Itapoá, o Porto local já está trabalhando para ampliar a abrangência do plantio em outras orlas do Município, em áreas de praia com invasão de espécies exóticas.

Projeto de Formação de Facilitadores

O Projeto de Formação de Facilitadores alia a necessidade do negócio com a oportunidade de desenvolvimento.  Segundo explica a própria Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, o mercado portuário brasileiro está em plena expansão. O estado catarinense possui cinco grandes portos ao longo de seu litoral, figurando entre os principais do País. Assim, aquece a economia do Estado, gerando, ao mesmo tempo, uma necessidade de formação de mão-de-obra qualificada para o setor. A soma de todos os colaboradores dessas empresas portuárias de Santa Catarina deve ultrapassar o número de 3 mil. Nesse contexto, uma preocupação de qualquer empresa recai sobre o desenvolvimento de seus colaboradores e uma iminente captação dessa mão-de-obra no mercado. A partir disso, o Porto Itapoá procurou inovar nessa qualificação. O projeto premiado pela ABRH SC tem, como título, “Facilitadores: Multiplicando Conhecimento, Gerando Resultados” e seu objetivo principal é capacitar tecnicamente o quadro de colaboradores operacionais do Porto, com cursos desenvolvidos pelos próprios colegas sêniores (mais experientes). A ideia é criada a partir da formação de um grupo de facilitadores oriundos de cada área operacional da empresa.

O Porto ressalta que, com o andamento do projeto, pode-se observar um relevante aumento no nível de produtividade operacional, motivado tanto pelo treinamento prático in loco, como pela visualização da oportunidade de desenvolvimento por parte dos colaboradores em treinamento. A partir do projeto, foi possível construir um banco de talentos internos, para os vários níveis da empresa, bem como promover 116  colaboradores  para  operação  de equipamentos, um dos cargos operacionais mais almejados no Terminal.

Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, considera que a competividade do mercado e o foco no negócio das empresas não podem substituir o olhar e a atenção na gestão de pessoas, seja dentro ou fora das empresas. “O negócio e as pessoas devem estar contemplados em um mesmo objetivo, que é desenvolver a ambos. O investimento em pessoas está no DNA do Porto Itapoá, pois afinal são as pessoas que fazem a diferença em toda forma de relacionamento, seja ele comercial, social ou econômica”.

As empresas premiadas pela ABRH SC, agora, concorrerão à edição nacional do Prêmio Ser Humano, a qual deve ocorrer em 2015.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook