Projeto “Salve Poá” promoverá mutirão de limpeza nas praias de Itapoá
“Cuidar, amar, preservar o local onde vivemos e deixar um legado de conscientização para as próximas gerações” é o objetivo do projeto “Salve Poá”. Ele consiste em um mutirão de limpeza das praias de Itapoá que será realizado em etapas contemplando todos os 32 km de praia do município.
Jô Ribas, que faz parte da organização do projeto junto com Waldir Silvano Junior, Thomas Titon, Christian Schulle Gonçalves, Janaína Titon e Ariel Oliveira Pellegrini, conta um pouco mais sobre a iniciativa. Segundo ela, a ideia surgiu em uma conversa informal durante um passeio pela Praia Deserta (na Barra do Saí), quando a quantidade de lixo chamou a atenção. Foram encontradas garrafas pet, redes de pesca, isopor, e até cabeças de boneca, além de muito plástico.
“A ideia inicial era apenas promover um encontro com amigos, fazer a travessia [do rio] até a Praia Deserta, recolher o que pudéssemos e aproveitar o passeio, mas a ideia cresceu e percebemos que poderíamos fazer muito mais pelo meio ambiente”, explica Jô Ribas.
Desde então o grupo de amigos passou a conversar com vários moradores, comerciantes e empresários, que demonstraram interesse em participar doando os itens necessários à ação. “O envolvimento da comunidade foi surpreendente e todos têm nos apoiado plenamente, inclusive através de ideias e sugestões para as próximas etapas”, conta Jô.
A primeira etapa do projeto será no próximo dia 12 de outubro a partir das 09h da manhã. O mutirão ocorrerá justamente na Praia Deserta da Barra do Saí onde a ideia nasceu e se desenvolveu, indo até o Posto Salva Vidas 01, em frente à Barra do Açaí, local que será também o ponto de encontro dos participantes.
Na ocasião, serão desenvolvidas várias atividades paralelas, como aulas de surf, yoga, bate papo com educadores ambientais e atividades lúdicas voltadas às crianças. A programação completa deste primeiro dia de evento está ao final desta matéria.
Os interessados em participar do projeto ou do evento do próximo dia 12 de outubro podem entrar em contato com o Instagram @salvepoa ou pelo WhatsApp (41) 99911-3673 (Jô Ribas). Há a necessidade de inscrição prévia para concorrer a prêmios que serão sorteados no dia do evento, entre os quais uma prancha de surf.
Os organizadores fazem questão de frisar que o projeto é totalmente voluntário e, por isso, é muito importante a participação de toda a população. Outra informação importante é que somente os 100 primeiros inscritos farão a travessia do rio Saí Mirim até a Praia Deserta e os demais farão a ação ao sul do rio, até o Posto Salva Vidas 01. Por questão de segurança, somente maiores de 18 anos ou menores acompanhados dos pais farão a travessia.
Mais informações estão disponíveis nas páginas do Instagram @salvepoa e @checkin_itapoa e nessas mesmas páginas é possível acompanhar todas as atualizações sobre o projeto.
Para as próximas etapas e locais, ainda não há datas previstas, mas elas serão divulgadas com antecedência para que o maior número de interessados possível possa participar, seja na organização, arrecadação ou como voluntário no dia do mutirão.
Confira o cronograma do 1º Mutirão de Limpeza do Projeto “Salve Poá”
Data: 12/10/23
Local e ponto de encontro: Barra do Açaí/ Posto 01
9h – Abertura e apresentação do Projeto e bate papo com educadores ambientais
9h30/10h – Aula de surf kids e adulto
10h30 – Atividades lúdicas e brincadeiras com as crianças/ COC
11h – Aulão de Yoga
11h30 – Início do mutirão de limpeza na Praia Deserta/ Travessia.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...
Eu apoio essa causa com o meio ambiente, estarei em itapoá nesse dia, vamos trabalhar pra conseguir mais voluntários e abraçamos juntos esse trabalho e mãos a obra, contém comigo !!!
Olá amigos!
Fantástica essa iniciativa do mutirão e Projeto ” Salve Poá “.
Parabéns aos idealizadores e incentivadores.
Se eu estiver nessa data na maravilhosa Itapoá, participarei com maior prazer.
Abraços
Fantástica essa ideia do mutirão ao projeto salva poá, parabéns aos voluntários !!!