Itapoá volta a 100% de balneabilidade no relatório de agosto emitido pelo IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente ao mês de agosto. De acordo com as coletas realizadas nos 237 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 192 estão próprios para banho, o que representa 81,01%. Em Itapoá, todos os cinco pontos analisados (balneário Brasília, balneário Paese, balneário Palmeiras, Barra do Saí e rio Saí Mirim) estão adequados para banho, resultando, assim, em 100% de balneabilidade para Itapoá no referido relatório. Tal situação de balneabilidade integral dos pontos analisados em Itapoá não ocorria desde o último relatório emitido pelo IMA no ano passado (2022).

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo, além de Itapoá, as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O Relatório do mês de agosto com todas as informações da pesquisa podem ser conferidas na íntegra neste link.

 

Metodologia e legislação

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Divulgação

Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto vai sendo atualizado automaticamente no mapa do site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar no ponto do seu interesse e conferir no mapa do site, o status da propriedade da sua praia preferida e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa em que é possível acessar as datas das coletas e os resultados de todos os pontos amostrados.

Do IMA, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Praia de Itapoá SC / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Itapoá volta a 100% de balneabilidade no relatório de agosto emitido pelo IMA

  • Avatar
    2 de setembro de 2023 em 13:53
    Permalink

    Como está fora da temporada,os prédios e alguns comércio não estão jogando esgoto na rede fluvial,
    Deixa voltar a temporada vcs vão ver como fica
    Já devia estar com a rede de esgoto instalado em 100% em Itapoá
    Cobra da prefeitura esse serviço

    Resposta
  • Avatar
    2 de setembro de 2023 em 12:59
    Permalink

    Fico contente ao saber referente a balneabilidade de Itapoá, pois estive em fevereiro de 2023 , e foi amor a primeira vista.
    Onde o fator preponderante foi a praia limpa e o meio ambiente, onde pude avistar um casal , pescando o peixe robalo na praia de Itapoá.
    Juntando vários fatores, tomei a decisão de mudar para Itapoá em 2024.
    Recomeçar uma nova vida neste lugar.
    Onde eu como bióloga , apaixonada pelo meio ambiente em equilíbrio com o homem, eu possa contribuir para este lugar.
    Que Deus me abençoe para ésta realização!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook