Atrizes que percorreram o litoral de bicicleta apresentam espetáculo em Itapoá
Peça intitulada “Mestres do Tempo”, que enaltece os pescadores artesanais e suas tradições, será mostrada em duas sessões nesta quinta-feira (31 de agosto), na Acopof
Uma jornada que começou em janeiro deste ano (2023), no extremo sul de Santa Catarina, finalmente tem seu desfecho nos palcos. “Mestres do Tempo”, espetáculo resultante da viagem que as atrizes joinvilenses Angela Finardi e Prika Lourenço, da Metamorfose Cia. Cênica, empreenderam pelo litoral catarinense de bicicleta, será apresentado em Itapoá nesta quinta-feira (31), às 14h30 e 19h30, na Associação Comunitária do Pontal e Figueira (ACOPOF).
“Mestres do Tempo” é uma ode cheia de encanto e poesia aos pescadores e pescadoras artesanais, gente simples que tira do mar seu sustento e mantêm uma relação estreita com a natureza e a tradição. Em cena, Angela e Prika interpretam algumas das histórias vivenciadas por estas pessoas, conhecidas ao longo dos 700 km da viagem de bicicleta, pontuados por paradas em colônias de pescadores. Lugares como o Farol de Santa Marta (Laguna), Barra da Lagoa (Florianópolis), Ponte do Imaruim (São José), Canto dos Ganchos (Governador Celso Ramos) e praia do Pontal (Itapoá) foram alguns dos visitados no caminho.
Sob a direção do experiente Silvestre Ferreira, elas levam ao palco um pouco da sua aventura sobre duas rodas, mas principalmente seus encontros com os homens e mulheres que fazem da pesca seu modo de vida, com tudo o que isso exprime – herança, tradição, trabalho, paixão. Assim, o público fica conhecendo Chokito, dona Naca, dona Fátima, seu Gambôa, seu Miltinho, seu Veco e Silvano, personagens que por vezes são representados por bonecos manipulados pelas duas atrizes.
“Fazer teatro é uma aventura que exige ousadia, técnica e determinação. Como numa longa viagem de bicicleta, há de se olhar para fora, com atenção, e para dentro, vasculhando os sentidos. O que tem dentro e fora? A vida, que se constitui de encontros. Fui tocada por tantas histórias nestes encontros. Espero poder tocar as pessoas que forem ao teatro, que me lembra sempre que não estou só. Que sou, porque somos”, expressa Angela Finardi.
“Pra mim, é uma alegria muito grande estar neste projeto, porque ele une todas as coisas que eu amo no mundo: amigos, teatro, música, histórias e aventura”, resume Prika Lourenço, também autora da trilha sonora de “Mestres do Tempo”. “Espero que este espetáculo traga muitas alegrias, que a gente possa trazer essas histórias dos pescadores de forma íntegra e que essas experiências sejam tão ricas para o público como foram para nós”.
“Mestres do Tempo” foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e tem patrocínio da Armacell e do Porto Itapoá. Além de uma pré-estreia e seis apresentações gratuitas, o projeto contempla três oficinas.
SERVIÇO:
QUANDO: Quinta, 31 de agosto, às 14h30 (para escolas) e 19h30 (aberto ao público).
ONDE: Associação Comunitária do Pontal e Figueira (Acopf), av. Beira Mar 5, 111.
QUANTO: A apresentação das 19h30 tem entrada gratuita, com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.
Ficha Técnica:
Elenco e Produção: Angela Finardi e Prika Lourenço
Direção: Silvestre Ferreira
Desenho de dramaturgia: Marco Vasques
Cenografia, Figurino, Criação/confecção de bonecos: Fábio Nunes Medeiros
Assessoria em animação de bonecos: Willian Sieverdt
Designer Gráfico: Iago Sartini
Iluminação (criação e operação): Flávio Andrade
Trilha sonora: Prika Lourenço
Operação de som: Vinicius Ferreira
Assessoria de Imprensa: Rubens Herbst
Registro Fotográfico: Rodrigo Chaves, Manu d’Eça e Oswaldo RodaskiRegistro Audiovisual: 03 Filmes
Produção Local: Sandra Checluski Souza (Florianópolis) e Nena Kirinus (Itapoá).
Da Assessoria de Imprensa do Espetáculo “Mestres do Tempo”, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Entre esta sexta-feira (dia 05 de julho) e domingo (07/07), a sede da Acopof (Associação Comunitária do Pontal do Norte e Figueira do Pontal) receberá a 11ª Festa da Tainha de Itapoá. O evento, que já é tradicional pela boa mistura de música e gastro...
Nesse sábado, dia 22 de junho, foi lançado o livro infanto-juvenil “Histórias de Pescador”, de autoria das professoras Cíntia Beatriz Machado Pereira e Patrícia Machado Pereira, além da designer Ana Beatriz da Costa. O evento de lançamento, que ocorr...
Às 19h30 desta sexta-feira, dia 21 de junho, a Casa da Cultura de Joinville será palco de apresentação da Orquestra Sua Majestade o Violão, que dividirá a noite com os alunos da Camerata de Violão da Escola de Música Villa Lobos. O público será prese...