Porto Itapoá capta R$ 750 milhões para investimentos em ampliação
A infraestrutura de logística tem sido um impulsionador da economia que, mesmo com as consequências da pandemia, contribuiu de forma significativa para dar condições à retomada do poder econômico brasileiro
Em 2021, ao completar 10 anos de operação, o Porto Itapoá se consolidou como o quinto maior porto do Brasil em movimentação de contêineres, com crescimento de mais de 12% em relação a 2020. Para os próximos anos, as previsões e projeções dos cenários nacional e internacional, levando em conta a participação do Terminal na logística brasileira, demandou que a empresa avançasse em seu plano de ampliação.
Desde 2018, o empreendimento possui uma capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs por ano. Em 2021, o Terminal deu início a um projeto de captação de recursos no mercado financeiro para viabilizar um acréscimo de capacidade de sua estrutura para 1,6 milhão de TEUs, o que deve ser uma das maiores capacidades operacionais entre os portos de contêineres do País.
O plano de expansão do Terminal, reconhecido pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, como um projeto prioritário para a logística nacional, ampliará a área de pátio do Porto Itapoá em mais 200 mil m², finalizando uma área total de pátio de 450 mil m².
No dia 17 de dezembro, o projeto de captação de recursos foi concluído, culminando com a captação de R$ 750 milhões, através da emissão de debêntures incentivadas, processo esse coordenado pelo BTG, com participação da XP. A consolidação do financiamento avançou principalmente em função da saúde financeira da empresa, como a evidente liquidez e geração de caixa, somada ao planejamento operacional e comercial do Terminal.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Os governadores de Santa Catarina e do Paraná firmaram acordo para que uma obra de infraestrutura que beneficiará os dois estados ponha fim à briga judicial sobre os royalties de petróleo entre ambos. Desde o ano de 1991, Paraná e Santa Catarina s...
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...