Juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Itapoá fala sobre o trabalho do Poder Judiciário local
Joinvilense e frequentadora de Itapoá desde a infância, Dra. Aline Vasty Ferrandin conta que já passou muitas temporadas de verão no município durante sua adolescência. “Sempre gostei muito da cidade, tanto pela belíssima praia, extensão de areia, quanto pelo mar, pela água muito limpa. Então, Itapoá sempre foi um atrativo muito grande da minha parte”, explica.
Ao ser aprovada em concurso para a magistratura, no ano de 2017, ela passou a atuar como juíza substituta, em diversos municípos. “No momento em que tive que optar por entrar na carreira por assim dizer, ser titular de uma unidade, eu deixei passar algumas outras cidades, outras opções, mas quando surgiu Itapoá, não pude recusar, justamente por conhecer a gostar. Então, me inscrevi e Itapoá passou a ser a primeira comarca em que eu iniciei trabalhando como juíza titular”, revela Dra. Aline. Ela passou a atuar em Itapoá no mês de outubro de 2018.
Na ocasião em que chegou ao Judiciário de Itapoá, havia apenas dez meses que a comarca tinha sido dividida em duas varas, abrindo assim a vaga para juiz, que ela passou a ocupar. A primeira vara do município tem como juiz titular, Dr. Walter Santin Junior.
A comarca de Itapoá possui atualmente 26 servidores concursados, divididos em dois cartórios, porque cada juiz conta com sua equipe de servidores. A estrutura física do Fórum estava para ser revista, quando teve início a pandemia pelo novo coronavírus e houve a paralisação de algumas reformas. Ainda assim, de acordo com a juíza, a estrutura como um todo está dentro dos parâmetros das comarcas do estado que contam com duas varas judiciais.
Dra. Aline Vasty Ferrandin explica que a segunda vara, sob responsabilidade dela, responde por todos os processos criminais de Itapoá, bem como os que tratam de Fazenda Pública, além das ações de usucapião, de registros públicos e executivo fiscal. O restante, fica com a Primeira Vara da Comarca, sob responsabilidade do Dr. Walter.
A pandemia da Covid-19, como em diversos outros segmentos, também impactou os trabalhos do Poder Judiciário em Itapoá, mas o resultado em termos de produtividade acabou sendo bastante positivo. “Já existia o chamado teletrabalho. Inclusive, na segunda vara de Itapoá, havia uma servidora que trabalhava dessa forma. Com a chegada da pandemia, o Tribunal teve que adotar uma nova forma de trabalho e isso se expandiu para todo o Estado, com a chegada do chamado home-office. Passou a ser rotina diária e, apesar da dificuldade inicial, os feitos obtidos como home-office tiveram tanto sucesso que o nosso Tribunal de Justiça de Santa Catarina chegou a ganhar premiação do CNJ a nível nacional como um dos tribunais de maior produtividade nesse período”, detalha Dra. Aline.
Para a juíza, esse alto rendimento do trabalho em home-office tem explicação. Cada servidor acabou montando um escritório particular em sua residência. Isso ampliou sua concentração e não atrapalhou a produtividade, tendo em vista que todos os sistemas são informatizados. “Atualmente, o Fórum já está aberto e atendendo, mas priorizando o atendimento virtual. Temos servidores trabalhando dentro da comarca de Itapoá, mas no sistema de rodízio. Hoje, não temos mais todos os servidores dentro do Fórum, mas todos os servidores estão trabalhando, inclusive batendo ponto virtual e sobre uma rede de fiscalização muito grande que se reflete nos resultados da nossa unidade, que foram muito superiores ao período em que o trabalho era integralmente presencial”, garante a juíza.
“Em nenhum momento, o Fórum ficou fechado sem atuação, porque em verdade, todos os operadores estavam trabalhando de suas residências, inclusive batendo ponto. Agora, com a retomada gradual e parcial do atendimento, o Fórum está aberto já no horário normal de expediente. Não é toda equipe que está lá, mas temos todos os meios de comunicação e acesso para que possa ser possível abordar qualquer situação de um processo já em trâmite”, garante Dra. Aline Vasty Ferrandin.
A juíza conclui, pontuando que a população precisa estar mais próxima do Poder Judiciário, a fim de conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado e contribuir conforme possa, seja para o andamento dos processos ou para participar de atos em que for convocada.
A entrevista completa com a juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Itapoá, Dra. Aline Vasty Ferrandin, você acompanha no vídeo abaixo:
Leia também:
Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no mesmo navio: 3.371 unidades Novembro (2024) foi mais um mês de recordes no Porto Itapoá. No dia 11, o Terminal bateu seu marco de maior número de contêineres movimentados no m...
Nos termos do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, a Itapoá Saneamento informa que, conforme deliberação nº 034/2024 da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), objeto de Reajuste Tarifário Anual do contrato de concessão que considera...
Com essa ampliação, o Terminal agora conta com 3.432 tomadas em operação, consolidando-se como o maior em capacidade de SC O Porto Itapoá finalizou a primeira fase de sua expansão de tomadas para contêineres refrigerados (reefers), com a instalaçã...