Polícia investiga tentativa venda ilegal de terrenos em Itapoá
Golpistas usaram a internet para divulgar e vender lotes que são do Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná
A velha máxima popular de que “Quando a esmola é demais, o santo desconfia” livrou uma compradora de perder uma boa quantia em dinheiro esta semana (terceira do mês de dezembro de 2020). O golpe é antigo e vem sendo aplicado na região de Itapoá: os golpistas escolhem terrenos aparentemente inabitados e anunciam por um preço abaixo do praticado no mercado.
A proposta atrai normalmente pessoas de fora da cidade, turistas que querem investir na região, mas que não estão habituados com o mercado local. O que os falsos vendedores não esperavam é que uma dessas possíveis clientes fosse até o Cartório de Registro de Imóveis para verificar se havia pendências legais. Para surpresa da potencial compradora, os lotes anunciados estavam em nome da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) e não do falso vendedor.
A direção estadual do Sindicato já identificou os golpistas e registrou um boletim de ocorrência. “Os estelionatários apresentavam um documento de Cessão de Vendas Usucapião. Somos criteriosamente cuidadosos com nosso patrimônio e já tomamos as devidas providências para a nossa categoria e também para alertar que as pessoas não caiam neste golpe”, explica a diretora de Administração e Patrimônio da APP-Sindicato, professora Maria Madalena Ames.
A prática de venda por meio de cessão de direitos de posse é comum e legal quando o imóvel ou terreno não possui escritura. Assim, o morador se declara proprietário do lugar onde permaneceu por alguns anos. É o chamado Usucapião. O que não é o caso dos terrenos do Sindicato. “Temos nossa escritura e documentação dos tributos todas absolutamente em dia. O que estava sendo oferecido é absolutamente ilegal”, denuncia a dirigente sindical.
A APP-Sindicato informa que prosseguirá com toda a tramitação legal que assegure a penalização dos golpistas conforme previsto pela lei e alerta a população para que sempre faça a verificação antes de comprar um terreno. De posse do número de lote e quadra, bem como do nome do bairro ou balneário, qualquer cidadão pode, em um Cartório de Registro de Imóveis, solicitar uma Matrícula Atualizada – documento que mostra o nome do proprietário e se a situação tributária do terreno/imóvel está em dia.
A Polícia Civil de Itapoá informa que qualquer tentativa de golpe deve ser denunciada na Delegacia, que em Itapoá fica à Rua do Peixe, 451 (telefone 47-3443-3020) ou pela internet por meio de um boletim de ocorrência online.
Da Assessoria de Imprensa da APP-Sindicato, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: APP-Sindicato / Divulgação.
Leia também:
20 quilos do entorpecente estavam em um contêiner refrigerado com uma carga de proteína animal A Receita Federal reteve na manhã dessa segunda-feira, dia 04 de novembro, 20 quilos de cloridrato de cocaína no Porto Itapoá. Foi a terceira retenção da ...
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), prendeu em flagrante dois homens, sendo um de 37 e o outro de 47 anos de idade, suspeitos da prática do crime de estelionato. A captura aconteceu na tarde dess...
Na noite dessa sexta-feira, dia 18 de outubro, após o recebimento de uma denúncia, a Polícia Militar de Garuva recuperou um automóvel Toyota Hilux SW4 que possuía um registro de furto. Além da apreensão do veículo, o motorista – um homem natural de B...