Porto Itapoá é 1º lugar do setor no Prêmio Exame/IBRC de Atendimento ao Cliente 2020

Referência em satisfação do cliente entre os terminais portuários brasileiros, pelo terceiro ano consecutivo, o Porto Itapoá conquistou o Prêmio Exame/IBRC de Atendimento ao Cliente 2020, com o 1º lugar entre as empresas do setor de terminal portuário de contêiner. Os esforços e investimentos da companhia para atender bem o cliente foram reconhecidos pela premiação que é organizada pela Revista Exame em parceria com o Instituto Ibero Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).

Para se chegar ao vencedor na categoria, é mensurada a avaliação dos clientes no indicador NPS – Net Promoter Score dos clientes dos portos brasileiros nos quesitos satisfação, experiência e recomendação dos serviços prestados pelo Terminal. A pesquisa de satisfação realizada pelo IBRC coloca o Porto Itapoá novamente como uma das referências nacionais no setor logístico sendo destaque no setor com relação aos modelos de atendimento ao cliente entre grandes marcas nacionais e internacionais com atuação no Brasil.

De acordo com o Diretor Comercial do Terminal Portuário, Roberto Pandolfo, esse reconhecimento é o resultado do trabalho realizado pelo Porto Itapoá desde o início de suas operações. “Valorizar o cliente através de um atendimento personalizado e comprometido com a resolutividade é uma das marcas do Porto Itapoá”, afirma Pandolfo.

O Terminal também realiza sua Pesquisa de Satisfação dos Clientes desde 2014 com o objetivo de identificar as potencialidades e oportunidades de melhorias. O último levantamento, realizado em 2018, apresentou um alto índice de satisfação espontânea (SSI – Spontaneous Satisfaction Index) com 92%. O CJI (Customers Journey Index) representa a satisfação do Cliente com os serviços efetivamente realizados e nesse indicador o Porto Itapoá atingiu 86%.

Outro índice apontado pela pesquisa é o NPS (Net Promoter Score), em que o Porto alcançou 69%. O NPS é um indicador de fidelização globalmente aceito que classifica os clientes em uma rede de promotores ou detratores do negócio e baseia-se na ideia de recomendação de produtos e serviços para outros consumidores.

Um dos fatores que motivaram os resultados positivos, tanto da pesquisa do IBRC quanto do levantamento próprio, foi a criação de um departamento exclusivo de atendimento ao cliente que, no Porto Itapoá, é chamado de Customer Care.

Em funcionamento desde 2017, o propósito do departamento é centralizar todas as demandas dos clientes em um único processo de atendimento, buscando entregar o máximo possível de resolutividade ao usuário do Terminal, seja ele importador, exportador, armador, despachante ou transportadora. Faz parte do negócio e dos diferenciais do Porto Itapoá, estar atento frequentemente às necessidades do cliente e ofertar o melhor atendimento possível às pessoas, valorizando os relacionamentos.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá é considerado um dos terminais mais modernos e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Desde que iniciou suas operações, em junho de 2011, vem sendo referência em sustentabilidade, tecnologia e atendimento ao cliente, sendo reconhecido em premiações nacionais e internacionais.

De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, nas águas calmas da Baía da Babitonga e com acesso próximo à BR-101, proporciona condições seguras e facilitadas para escoamento das cargas e para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial. Com o canal de acesso de 14 metros de profundidade natural e 17 metros no berço de atracação, o Terminal conta com as características ideais para receber e operar os maiores navios em rotação no planeta.

Do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. FOTO: Porto Itapoá / Divulgação.

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Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

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