Chuvas intensas causam transtornos e Prefeito de Itapoá decreta Situação de Emergência

Pelo menos 35 famílias estão desalojadas e 16 pessoas desabrigadas por causa das fortes chuvas que atingem o município de Itapoá nos últimos dias. Há registros de alagamentos nos bairros Itapema do Norte, Barra do Saí, Cambiju e São José. Por isso, o prefeito Marlon Neuber, em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas de Itapoá, decidiu decretar, na manhã desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, situação de emergência.

Segundo a Defesa Civil do Município, o nível do rio Saí-Mirim, que corta boa parte da Cidade, está 2,50 metros acima do nível normal. O Grupo de Ações Coordenadas já preparou uma estrutura de apoio no ginásio da Escola Frei Valentim, no balneário Princesa do Mar, para receber as famílias que estão desalojadas ou desabrigadas.

De acordo com a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), o acumulado de chuvas registrado em 72 horas na área central de Itapoá chegou a 104 milímetros, um volume bastante expressivo e que desencadeou as inundações.

A Defesa Civil percorre, juntamente com o Grupo de Ações Coordenadas, os pontos de alagamentos para retirar ou orientar famílias em situação de risco.

A Prefeitura ressalta que, diminuindo o volume de chuvas, a tendência é tudo voltar à normalidade em até uma semana, ou seja, até a próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro.

De Jean Balbinotti, Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook