Tenista mirim de Itapoá é convocado para a Seleção Catarinense de sua modalidade
Pedro Gabriel Hummel Fachin, aos 11 anos de idade, tem se destacado como tenista mirim. Representando Itapoá há dois anos, os bons resultados nas competições posicionaram a jovem promessa muito bem nos rankings de sua modalidade. Com isso, surgiu a convocação para a Seleção Catarinense que disputará a Copa das Confederações de Tênis, prevista para ocorrer no mês de julho em Uberlândia (MG).
O interesse de Pedro pelo esporte vem de família. Seu pai, Fábio André Fachin, joga tênis há 20 anos e Pedro, desde muito cedo, passou a acompanha-lo. “Ele experimentou outros esportes também, mas acabou ficando no tênis. Começou entre quatro e cinco anos de idade no lúdico, brincando e aprendendo. Um dia, com seis para sete anos, a professora disse que gostaria de vê-lo em um torneio, e assim foi. Daí para a frente, ela pediu para que levássemos ele para treinar em outro lugar”, explica o pai orgulhoso. O primeiro torneio disputado por Pedro Fachin foi o Circuito Paranaense de Tênis, realizado no Círculo Militar, em Curitiba (PR).
Atualmente, Pedro treina na Academia Top Tênis, que fica em Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba. Seus treinadores são Walber Gomide e Kedisom Almeida. Além disso, Rafael Camilo, de São Paulo, ex-tenista profissional e irmão de Thiago Camilo (famoso atleta do Judô) também acompanha e monitora o desenvolvimento esportivo do jovem itapoaense.
Entre os principais resultados alcançados por Pedro em sua jornada no tênis, estão ótimas classificações finais nos torneios paranaenses e brasileiros que disputou entre os sete e oito anos de idade, sempre ficando entre os três melhores paranaenses e oito brasileiros. Na categoria de nove a dez anos, foi campeão da Copa Guga na modalidade de duplas e, na sequência, manteve o bom nível, conquistando várias etapas do Campeonato Brasileiro. Seu excelente desempenho permitiu que, no ano passado (2018), ainda com dez anos de idade, ele pulasse a categoria de 11 anos e já passasse a disputar a de 12, quando encontrou bastante dificuldade, ainda sim, concorrendo em várias semi-finais do Brasileiro e se mantendo entre os 30 melhores do ranking nacional de 2018. Atualmente, com 11 anos de idade, segue disputando na categoria de 12 anos, porém já intercalando com a categoria de 14. No ranking nacional, é o 31º e de Santa Catairina, o sétimo, mesmo tendo jogado apenas um único torneio no Estado, sagrando-se campeão da competição disputada em Criciúma.
Com tudo isso, o atleta mirim chamou a atenção da equipe técnica, formada por oito treinadores, que convoca a Seleção Catarinense de Tênis. Ele é o número dois da delegação, que deverá estar composta de três ou quatro integrantes. Após participar, com a Seleção Estadual, da Copa das Confederações no próximo mês de julho, ele já permanecerá em Uberlândia, onde terá início o Brasileiro de sua categoria, valendo o título Brasileiro Geral.
Em conversa com o jornal Itapoá Notícias, Fábio Fachin, pai de Pedro, pede apoio às práticas esportivas que vão além do futebol. “Pedimos atenção aos nossos juvenis, que hoje, no Brasil, só se olha ao futebol e temos carência de apoio a outros esportes. Isso precisa ser mudado. O esporte forma grandes pessoas, preparadas para a vida”, considera ele que tem o desejo de, em breve, construir em Itapoá, uma academia de tênis e de beach tênis. “Itapoá merece ter mais opções para a criançada e estou muito empolgado em fazer um projeto assim aqui. Estou em busca de parcerias para isso”, concluiu o pai da jovem revelação do tênis.
Do jornal impresso Itapoá Notícias.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...