Itapoá – 30 anos de emancipação política e muitas histórias, por Thiago Gusso
Chegamos no dia 26 de abril e, portanto, comemoramos o aniversário de Itapoá. Às vésperas de a Cidade completar os seus 30 anos, podemos olhar para trás, viver o presente e planejar o futuro com orgulho de tudo o que nos trouxe até aqui, trabalhando para que voos maiores sejam alçados e na certeza de que o futuro do Município é extremamente promissor.
No dia 26 de abril de 1989, quando nossos bravos emancipadores conquistavam a tão sonhada emancipação política e administrativa, certamente sabiam da importância que aquele momento teria para a história de Itapoá, mas não podiam imaginar o “mar” de belas histórias que começavam a ser contadas a partir daquela inesquecível data.
De lá para cá, foram 30 anos de uma cidade com seus erros e acertos. Mudamos a base da nossa economia, aumentamos populacionalmente e evoluímos em todos os aspectos, alguns, menos do que deveríamos, é bem verdade, mas é incontestável o quanto a cidade cresceu e e se desenvolveu.
Quando se tem um povo batalhador e que ama o local em que nasceu ou que escolheu para viver não tem como ser diferente. Itapoá reflete um pouco do que somos, do quanto batalhamos, e é fruto daquilo que cada um de nós projetamos e buscamos nela.
Acredito que o hino de Itapoá é o que melhor descreve o que é nossa cidade. Por isso, tomo a liberdade de parafraseá-lo em alguns trechos. Podemos citar a natureza bela e fascinante com a qual Deus abençoou o Município, que não à toa, tem tantos atrativos turísticos naturais. Cito também a história que é escrita pelo seu povo, que a própria cidade o convida a participar. A memória aos fundadores e os hinos que homenageiam a Cidade Ternura é outro trecho a se destacar. Cada adjetivo do hino ao Município é compartilhado por todos que vivem e amam estas terras: linda, formosa, esperança futura. “Pedra preciosa sendo lapidada. Por todos nós, és querida e amada. Itapoá praia e sol, terra e mar. Tuas belezas, queremos cantar. Em cada olhar, uma nova emoção, que faz vibrar todo o meu coração”.
Que assim como diz o hino, o progresso de Itapoá seja pujante, seguro, e continue se expandindo por toda a região, preparando o caminho do futuro e nos unindo em uma mesma missão.
Neste 26 de abril de 2019, data que comemoras os seus 30 anos de emancipação, nós, seus filhos, parabenizamos-te com alegria e ardor civil, desfraldando sua bandeira, pela tua vitória, Itapoá.
Parabéns à Cidade e a todos os itapoaenses que são parte não só desses 30 anos, mas de séculos de história desde que os primeiros habitantes povoaram esta região. Que esta data seja celebrada por muitos e muitos anos, sempre com motivos a comemorar. Sou feliz por poder dividir desse momento especial com cada um de vocês leitores itapoaenses. Viva vocês, viva nós, viva Itapoá!
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
Passado o período eleitoral, a Coluna Cultural pode retornar desse momento com algum aprendizado. Segundo as pesquisas qualitativas que orientam as campanhas eleitorais dos diversos candidatos, e também pela pouca presença da mesma no conteúdo das pr...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...