GLOBAL 9 Treinamento e Desenvolvimento: Uninter e “Super Cérebro” em Itapoá
Prestadora de serviços de treinamento e desenvolvimento profissional com grande foco na capacitação de pessoas em áreas diversas, a Global 9 iniciou suas atividades em 2009, com o objetivo de possibilitar aos sócios, o desenvolvimento, aplicação e coordenação de serviços acadêmicos. Entre eles, a coordenação de cursos de pós-graduação “in company”, cursos de curta duração e atuação como professores/multiplicadores em diversas empresas e instituições de ensino pelo País. A matriz da empresa se localiza em Curitiba, no bairro Fanny. “Em 2016, abrimos a filial em Itapoá. Afinal, se optamos por morar nessa cidade, nossos impostos, contribuições devem ser recolhidos aqui e revertidos para o benefício de quem aqui reside, inclusive nós”, considera a sócia proprietária Aneli Martins.
A empresa conta com três sócios que trabalham ativamente na Global 9. Aneli Martins, que é mestre em Educação e atualmente faz doutorado em Projetos, é responsável pela área acadêmica e pedagógica do empreendimento. Fredy Silva, mestre em Direção Estratégica, atua na área administrativa e financeira. Já Guilherme Martins, que é estudante de Engenharia e de Gestão Comercial, auxilia na parte acadêmica, sendo o responsável pelo comercial e pelo marketing da Global 9. Além dos três, excelentes e dedicados colaboradores fazem parte da equipe. “Sem eles, nada seria possível. Uma referência especial à Andriléia Nascimento Camargo, a Léia, que está conosco desde o início, e a todos os nossos tutores, que atendem com atenção e carinho, prezando pela qualidade e pelo bom relacionamento”, explica Aneli. A sólida formação acadêmica dos colaboradores permite à empresa, atuar em consonância com um mercado cada vez mais exigente e que necessita capacitar frequentemente seus colaboradores.
O contato da Global 9 com o Grupo Uninter se deu no período de 2013 a 2016, quando Aneli Martins exerceu o cargo de coordenadora acadêmica dos cursos de pós-graduação presenciais da área de negócios da rede, em Curitiba. Durante uma conversa informal com colegas de trabalho, ela soube da existência de algumas cidades disponíveis para a continuidade de polo EAD (Educação à Distância). “Dentre essas cidades, estava Itapoá, praia que desde o início dos anos 2000, nós já frequentávamos como veranistas e a qual sempre dizíamos que ainda viríamos morar”, conta. E tudo aconteceu muito rápido entre a conversa informal e o início das atividades em território itapoaense. Após a identificação do local, a montagem da estrutura, a documentação legal e demais questões burocráticas, em outubro de 2016, tiveram início as atividades do polo, recebendo alunos de graduação e pós-graduação da Uninter. Hoje, a Global 9 é agente autorizado do Grupo, detendo o direito e a exclusividade na oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade à distância (EAD) e semi-presencial para todo o município de Itapoá.
Sobre os motivos que trouxeram a empresa para Itapoá, Aneli considera que um dos principais deles – além da análise técnica elaborada através de um plano de negócios que se mostrou viável – está o fato de o Município estar em franco crescimento, apresentando-se como um polo econômico em expansão. “Como em toda cidade em expansão, identificamos a demanda por um espaço em que as pessoas pudessem estudar e se capacitar para dar conta dos desafios que se apresentam ininterruptamente em nossas vidas profissionais. Costumamos dizer aos nossos alunos que devem estar preparados para as oportunidades. As oportunidades não esperam. Mas, não somente a razão nos fez decidir. Levamos em conta os diversos finais de semana, feriados e temporadas que passávamos nestas belas praias, a natureza encantadora e seu povo acolhedor”, confidencia a sócia proprietária.
Questionada sobre a existência de outros projetos da empresa, a sócia comentou sobre o “Super Cérebro”, franquia da qual a Global 9 detém exclusividade na região desde o último mês de dezembro (2018). “Desde que nos instalamos em Itapoá, em conversa com nossos alunos, percebemos que muitos se referiam à falta de atividades extracurriculares ou mesmo atividades que pudessem ser ofertadas para crianças e adultos de qualquer idade – 05 a 104 anos”. Assim, desde dezembro, a Global 9 tem a exclusividade da franquia “Super Cérebro” em Itapoá, Garuva, Guaratuba (PR), Matinhos (PR) e São Francisco do Sul. A rede tem por objetivo desenvolver competências e habilidades cognitivas e socioemocionais.
“Escolhemos Itapoá para residir e trabalhar. Essa escolha não foi impensada, mas sim, uma escolha que, a princípio, trouxe-nos alguma insegurança. Insegurança, essa, que aos poucos se transformou na certeza de termos feito a melhor escolha. Estamos hoje com mais de 400 alunos entre graduação e pós-graduação, muitos desses se tornaram amigos. Nossa preocupação sempre foi e será o respeito aos nossos alunos, clientes e parceiros, à Cidade e a seus moradores. Não falamos apenas das pessoas que aqui nasceram, mas também das pessoas que a Cidade tão gentilmente acolheu. Temos objetivos muito claros, simples e possíveis de serem atingidos. Estamos trabalhando muito para atingi-los e consequentemente colaborarmos com o crescimento e desenvolvimento de Itapoá, prestando um serviço reconhecido como de qualidade e excelência”, conclui Aneli.
Do jornal impresso Itapoá Notícias.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...