Contorno de Garuva está finalmente liberado ao tráfego

Após muitos problemas e adiamentos, finalmente, o trânsito no Contorno de Garuva foi liberado. O fato ocorreu na manhã dessa sexta-feira, dia 21 de dezembro, dando fim a uma espera de anos após várias promessas de liberação não concretizadas pelos mais diversos problemas.

O Contorno de Garuva é um acesso com nove quilômetros de extensão que servirá como nova rota de ligação para os municípios de Itapoá e Guaratuba (PR) por meio da rodovia SC-417, desviando o trânsito do centro urbano de Garuva.

Os últimos detalhes para que o novo acesso rodoviário pudesse ser liberado foram acertados nessa quinta-feira, dia 20 de dezembro, pelos técnicos da Auto-Pista Litoral Sul, que administra a rodovia BR-101, onde fica o acesso ao Contorno. Todos esses detalhes seguiram o projeto apresentado pelo Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina) e aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Com a liberação do tráfego, a expectativa é de que haja melhora muito significativa na fluidez do tráfego na BR-101 nessa região, principalmente nesta época de final de ano, quando as rodovias recebem um fluxo bastante acima do normal por causa das festas de Natal e Réveillon – uma média de 131% a mais de tráfego.

Relembre

Após várias promessas de datas não cumpridas, recentemente surgiu uma nova previsão para a entrega do Contorno de Garuva. Com previsões e mais previsões adiadas desde 2016, a última promessa, segundo o Deinfra, era de que essa entrega ocorresse no dia 10 de dezembro, em uma ação que liberaria o acesso pelo viaduto construído sobre a BR-101.

Os últimos ajustes solicitados pela Autopista Litoral Sul, que administra a BR-101 no trecho, estavam em andamento, mas novamente houve um atraso, porém dessa vez, de apenas 11 dias, sendo o trecho liberado nessa sexta-feira, dia 21.

A obra rodoviária, que teve início em 2013 com a previsão de conclusão em 2016, está concluída há um ano. A liberação ao tráfego, porém, passou por alguns entraves, como a exigência de instalação de iluminação adequada no viaduto sobre a rodovia BR-101. No início do mês de agosto deste ano (2018), os postes de iluminação começaram a ser construídos para dar fim a esse impasse.

Os mais de dois anos de atrasos na conclusão são resultantes da necessidade de adequação no projeto de desapropriação de áreas particulares, além de questões envolvendo o repasse dos recursos. Só neste ano de 2018, com os trabalhos concluídos em 98%, o prazo para a instalação dos postes de iluminação foi adiado três vezes por problemas na liberação das verbas e na licitação.

De acordo com o Deinfra, além da iluminação, outro entrave era a falta de segurança que implicava a necessidade de alteração na rotatória de ligação do Contorno com a rodovia SC-417, obra de iniciativa da Prefeitura de Garuva.

Iniciando no km 10 da rodovia BR-101 e terminando na intersecção com a rodovia SC-417, o Contorno Sul em Garuva (mais conhecido na região como Contorno de Garuva) fica na localidade do Palmital. Ao todo, 24 postes serão utilizados para iluminar a parte de cima, de baixo e em torno do elevado. As lâmpadas são de LED. O investimento aproximado nessa iluminação é de R$ 250 mil. Com a pavimentação e a sinalização já concluídas há algum tempo, mas a estrada praticamente sem uso, o mato avançou para o asfalto. Muitos motoristas já utilizavam o diariamente o trecho antes mesmo de ele ser liberado oficialmente. Havia obstáculos sobre o viaduto da BR-101 e na rotatória que liga o Contorno à SC-417, mas era insuficiente para evitar a passagem dos veículos, que se utilizavam de um desvio para acessar o novo trecho.

O Contorno de Garuva conta com nove quilômetros de extensão e é uma obra importante para melhorar o trânsito na região. Trata-se de uma via alternativa para veículos pesados que necessitam acessar o Porto Itapoá, que seguirão em sentido ao terminal portuário sem precisar atravessar três quilômetros de área urbana de Garuva com velocidades máximas permitidas variando entre 40 e 60 km/h. No Contorno, a velocidade máxima permitida será a de 80 km/h. Além disso, o atual acesso em Garuva fica na rodovia SC-417 (avenida Paraná) que apresenta grande desgaste em sua via asfáltica, com depressões por causa do tráfego intenso de caminhões.

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Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

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