Bombeiro de Itapoá recebe honraria por salvamento em Barra Velha
Nessa quarta-feira, dia 06 de dezembro, a Defesa Civil de Barra Velha realizou a entrega de medalhas de honra para os profissionais de destaque. As medalhas distribuídas são divididas em três classes, sendo elas a de primeira honraria, para os agentes de defesa do Município que se destacaram no exercício de sua profissão, colocando sua vida em elevado risco. Esses profissionais podem ser policiais militares, policiais civis e bombeiros militares. As de segunda honraria são entregues a aqueles que auxiliaram a Defesa Civil em situações de risco, podendo ser entregues para civis, bombeiros comunitários e voluntários. As de terceira horaria, por sua vez, são as que auxiliam a defesa civil nos casos de prevenção, também voltadas a civis, bombeiros comunitários e voluntários, além de empresas.
A medalha de primeira honraria da Defesa Civil, neste ano de 2017, foi entregue ao cabo bombeiro militar Felipe Lucena Bitencourt, que já esteve lotado em Barra Velha, mas hoje integra a corporação de Itapoá.
Conforme o relatório da Defesa Civil, Felipe realizou o salvamento de uma embarcação à deriva no dia 03 de março de 2016 na praia do Cerro de Itajuba, local de grande concentração de pedras. Inicialmente, foi utilizado um jet-ski, porém o condutor da embarcação em deriva, ao avistar o bombeiro, lançou uma corda ao mar, qual enrolou na turbina da motonáutica. O cabo Felipe Lucena precisou se lançar ao mar. Ele tentou cortar a corda com uma faca, mas não obteve sucesso, dada as condições do mar: ventos de 60 km/h e ondas de três metros de altura, de acordo com a Epagri. Para poder realizar o resgate da embarcação e do condutor, o cabo nadou e amarrou a embarcação à deriva em outra que veio apoiar o resgate.
Ainda que o cabo Lucena tenha realizado isso no exercício de seu trabalho, foi reconhecido o ato de coragem e bravura.
Felipe Lucena Bitencourt iniciou como bombeiro comunitário, guarda-vidas civil e posteriormente, após muita dedicação, prestou o concurso público para bombeiro militar, sendo atualmente muito reconhecido por todos os serviços prestados até hoje. Na função de bombeiro militar, já atuou como instrutor de guarda-vidas civis, instrutor de bombeiros comunitários e é um exímio mergulhador.
Atualmente, não presta mais serviços ao quartel de Barra Velha, pelo qual recebeu o reconhecimento do grande feito de heroísmo naquela cidade, mas está lotado em Itapoá. Barra Velha, porém, permanece em seu coração, até porque seus familiares residem lá, onde também fez muitos amigos.
”Seja o herói de alguém e conheça o sentido da vida em cada coração ajudado.” – Autoria desconhecida.
Do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Por volta das 12h10 desse sábado, dia 08 de agosto, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência de incêndio a residência no bairro Samambaial. No local, os bombeiros constataram se tratar de uma edificaçã...
Por volta das 18h10 deste sábado, dia 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência, sobre a qual foi relatado que um homem estaria caído em via pública e com um ferimento na cabeça. Os bombeir...
O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), está realizando a entrega de itens de assistência humanitária (IAH) para as famílias que tiveram prejuízos com a passagem do ciclone bomba registrado na última semana. Logo que a...