Orientador educacional de escola em Garuva é preso suspeito de abuso sexual
Após denúncias de abuso sexual contra os estudantes de uma escola de ensino fundamental de Garuva, um professor da rede pública municipal garuvense foi preso.
De acordo com Abel Mantovani, delegado da Polícia Civil de Garuva, em matéria publicada no site do jornal A Notícia, o caso já vinha sendo investigado desde o ano passado (2016), mas com o surgimento de novas informações, o suspeito foi preso no último dia 15 de setembro.
O inquérito foi encaminhado à Única de Garuva, onde tramita em segredo de justiça.
O homem preso é contratado como orientador educacional, mas no dia 15 de agosto havia sido afastado das funções preventivamente através de uma portaria da Prefeitura. Um inquérito administrativo disciplinar foi aberto para apurar os fatos.
Além de educador, ele também fazia pregações em igrejas da região e já havia sido afastado, há três anos, de suas atividades em escolas estaduais da região após responder a processo administrativa da Secretaria de Estado de Educação, quando era contratado como professor ACT (Admitido em Caráter Temporário). O homem também atuou em escola municipais de São Francisco do Sul até ser demitido há dez anos (em 2007).
Prefeitura de Garuva emite nota pública sobre o tema. Confira na íntegra:
A Prefeitura de Garuva, junto à Secretaria de Educação vem, por meio deste, informar que a investigação do orientador da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves encontra-se em Segredo de Justiça, conforme solicitado pelo Ministério Público. Todas as ações preventivas foram tomadas, bem como os fatos informados aos órgãos competentes.
A PRIORIDADE é preservar a integridade dos menores e colaborar para que a INVESTIGAÇÃO aconteça de forma EFICAZ, não levando a público informações que possam dificultar o processo criminal. A Secretaria de Educação jamais foi negligente, tanto que o suspeito já havia sido afastado preventivamente e todas as informações cabíveis foram fornecidas à justiça.
FOTO: Notícias em Minuto / ilustrativa.
Leia também:
No último dia 17 de julho, o Governo do Estado de Santa Catarina publicou no DOE (Diário Oficial do Estado) o decreto nº 724/2020. De acordo com o documento, as aulas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de...
Recomendação foi apresentada na própria sessão em que o projeto de lei estava sendo discutido. Comissão Especial rejeitou o texto e o Prefeito o retirou na sequência. Proposta de mudança do Zoneamento Ecológico Econômico do município foi estudada pel...
A 1ª Vara Cível da comarca de Itapoá deu mostras de que é possível - com o uso da tecnologia - se ajustar ainda mais às facilidades do mundo contemporâneo e assegurar um serviço cada vez mais transparente, eficiente e otimizado, capaz de beneficiar s...