Epagri realiza encontro de pescadores da região em SFS
No último dia 18 de julho, sexta-feira, o Cine Teatro X de Novembro, em SFS (São Francisco do Sul), foi sede do Encontro Inter-Regional de Pescadores do Litoral Norte Catarinense. Ao todo, 230 pessoas participaram, entre pescadores, extensionistas e lideranças dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Balneário de Penha, Itapoá, Navegantes e São Francisco do Sul.
Promovido pelas gerências regionais da Epagri de Joinville e de Itajaí, com a parceria da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, através das secretarias de Agricultura e Pesca, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Turismo e Lazer, e de Esportes, além da Fundação Cultural Ilha de São Francisco. A empresa Mar Azul, a Capitania dos Portos, o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, as prefeituras municipais e as colônias de pescadores dos municípios envolvidos apoiaram o evento.
Segundo a Epagri, o objetivo foi oportunizar um espaço de integração, cultura e aprendizagem sobre questões de gênero, valores e inclusão da mulher pescadora. “Trata-se de um fórum privilegiado de discussão, que reflete as ações das pescadoras ao longo da sua história. Pensar a inclusão das pescadoras suscita pensar políticas sociais para as mulheres, a sua participação em espaços públicos e privados”, explica o órgão.
Estiveram presentes na abertura do evento, Luiz Hessmann, presidente da Epagri; Onévio Antonio Zabot, gerente de Joinville; Mara Lucia Moreira Jasper, secretária municipal de Educação e Cultura de São Francisco do Sul; além de secretários municipais envolvidos no evento; além de representantes da Colônia de Pesca e do Corpo de Bombeiros de São Francisco do Sul. Nessa abertura, crianças de oito a 13 anos, do Instituto Porta do Sol, com instrumentos de corda, tocaram o Hino Nacional, Trenzinho Caipira e Assa Branca, encerrando sua apresentação com o Hino de São Francisco do Sul. Esse projeto Porta do Sol teve início em 2008 como uma ação social comunitária, patrocinada pelo TESC (Terminal Santa Catarina). Esse Grupo foi idealizado com o objetivo de oferecer às crianças de São Francisco do Sul, aulas de música, integrando educação escolar e formação profissional.
Discussão e dinâmicas sobre o tema “Gênero, História, Mulheres: Pescadoras fazendo a Diferença” conduzidas pela professora e pesquisadora Darli Amaral Sampaio, da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), e a 3ª Regata Feminina de Barco a Remo fizeram parte da programação.
Houve entrega de medalhas às participantes da referida regata, premiando as três duplas que ficaram nos primeiros lugares.
Leia também:
Quando a temperatura cai, elas chegam. Ano a ano, a cultura se repete e mantem uma tradição viva: a pesca da tainha. Falar de tainha em uma cidade como Itapoá é quase como falar de futebol em um país como o Brasil: todo mundo conhece um pouco sobre ...
A Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) entregou, na manhã dessa segunda-feira, dia 16 de dezembro, o projeto arquitetônico do Mercado Municipal de Itapoá. A entrega foi feita pelo secretário-executivo da Associação, Tufi M...
A Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e com o apoio técnico das secretarias de Obras e de Meio Ambiente, abriu processo licitatório visando a contratação de empresas especializadas para elaborar estudo de modelagem de ...