“Um concerto por mês” é a proposta do projeto Concertos Matinais
Iniciativa da Escola de Música Tocando em Frente, com parcerias de profissionais da música, gestores culturais e o apoio da comunidade, o projeto Concertos Matinais está trazendo um concerto por mês a Itapoá, sempre em domingos pela manhã.
“A programação para 2017 já está fechada e imperdível”, considera Luci José da Costa Kirinus (a Nena), que é coordenadora executiva do Projeto.
O intuito é formar plateia nos variados segmentos abrangidos pelo Projeto, ampliando as vivências musicais dos ouvintes em um local apropriado para isso: a Casa da Cultura de Itapoá. “Do canto lírico até o choro brasileiro, o que se percebe é que a música, quando tem qualidade, independentemente do gênero, atinge e agrada a todos que abrem sua percepção para elas”, explica Helmuth Kirinus, autor da proposta.
O projeto, que teve início com uma bela apresentação do Quarteto de violões Sambaqui, tem sequência com o espetáculo Cinema e Metais.
Estão programados, ainda pra este ano de 2017, a apresentação do Coral da Sociedade Lírica de Joinville, que completa 95 anos de existência; e da Orquestra Prelúdio, que traz canções do compositor Vivaldi para Itapoá.
O projeto “A Sua Majestade o Violão” vai contar a história e tocar as peças dos violonistas compositores brasileiros da primeira metade do séc. XX. Os violonistas Claudenor Fávero e Raimundo Bernardes revisitam nossa cidade com belíssimas interpretações de violão em duo de violões. E, para fechar o ano, antes das apresentações de Natal, o maestro Rafael Huch ao piano (maestro do Coral Vozes da Babitonga) e a cantora lírica Karla Cristina Ziemer Huch (regente do Coral Infantil Sementes do Amanhã) irão interpretar e mostrar um pouco da história do canto lírico brasileiro. “Já temos espetáculos na lista de espera para o ano que vem [2018]”, comentam os organizadores do projeto.
Vem aí o espetáculo “Cinemas e Metais”
O espetáculo Cinema e Metais foi idealizado e conta com a direção musical de Ronny Peterson. Trilhas sonoras que marcaram época no cinema serão tocadas ao vivo por um quinteto de metais e um baterista, ao mesmo tempo que são projetadas as cenas dos respectivos filmes. A ideia simples e, ao mesmo tempo, genial promove uma atenção especial ao trabalho e arranjos da música instrumental, que muitas vezes passa despercebida quando se assiste o filme. O projeto já percorreu Joinville através da lei de incentivo municipal da Cidade. Agora, a convite da Escola de Música Tocando em Frente, haverá a uma sessão extra dia 16 de julho, domingo, às 10h da manhã, na Casa da Cultura de Itapoá. No repertório estão os temas e/ou música dos filmes. Missão Impossível, Os Incríveis, Disney Medley, Piratas do Caribe, A Bela e a Fera, My Girl, James Bond, Rocky Balboa, Happy, Ghostbusters.
Quando? 16 de julho de 2017. Que horas? 10h00min. Onde? Na Casa da Cultura de Itapoá.
Do jornal impresso Itapoá Notícias.
Leia também:
A Kirinus Produções traz para Itapoá a oficina de criação literária “Lavra Palavra” mediada pela escritora Gloria Kirinus. Há 36 anos, ela percorre diferentes cantos do Brasil e do exterior com o projeto, que provoca a escrita literária entre os part...
De acordo com Helmuth (Mutti) Kirinus, gestor cultural e responsável pela Escola de Música Tocando em Frente, que desenvolve diversos projetos culturais em Itapoá, a situação do isolamento não favorece e, pelo contrário, atrapalha bastante o trabalho...
O Coral Vozes da Babitonga surgiu em julho de 2015, fruto de três fatores: a vontade da Escola de Música Tocando em Frente de ampliar o interesse pela música através do canto coral em Itapoá; a vontade e disponibilidade do Porto Itapoá em utilizar o ...