Obra de artista itapoaense compõe exposição de artes em Curitiba
Até o próximo dia 05 de novembro, a Sala Paranaguá do Memorial de Curitiba sedia a exposição do Acervo de Artes Visuais do Instituto Montes Ribeiro, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. Estão expostas 70 obras de arte de artistas brasileiros e africanos, entre as quais uma da itapoaense Neusa Lopes. Entre outros, também há obras de Caribé, Cícero Dias, Hansen Bahia, Violeta Franco, Helena Wong, Osmar Chromieck, João Osório Brzezinski, Marlon Azambuja, Letícia Marquez, Marcos Kimura, Paulo Menten, Roberto Pitela, Solange Leminski, Violeta Franco, Regina Menezes e Zimmermann. De Maputo, no Moçambique, há obras dos artistas Shkani e Nowa.
Trata-se da primeira exposição do acervo do Instituto Montes Ribeiro, que é composto por cerca de 2 mil itens, entre os quais mobiliário, antiguidade, baixela, prataria, condecorações, vestuário, numismática, documentos, fitas cassete, fitasVHS, Cds, DVDs, filmes super 8, discos de vinil, fotografias, livros e obras de arte.
Só em obras de artes, o acervo possui 620 peças de artistas brasileiros, franceses, estadunidenses e africanos, sendo a primeira obra datada da década de 1980.
Luiz Arthur Montes Ribeiro, curador da mostra, considera que “toda obra de arte, em sua essência, é bela. Há um propósito explícito do artista em mostrar e demonstrar o criativo, o essencial e o transcendente, pois assim o seu trabalho se torna uma obra de arte.”
A artista visual Ida Hannemann de Campos, com 94 anos de idade, foi homenageada na abertura do evento, que é realizado em memória de Arthur João de Maria Ribeiro, um incentivador da arte e cultura em suas mais variadas manifestações no Paraná e em Santa Catarina, especialmente em Itapoá, onde também viveu. Ele faleceu em outubro de 2011.
Além das obras em exposição, uma vitrine conta passagens das famílias Montes e Ribeiro, originárias de Ponta Grossa e com importantes préstimos à arte, cultura e literatura do Paraná e de Santa Catarina.
Serviço:
Exposição Acervo de Artes Visuais do Instituto Montes Ribeiro
Local: Sala Paranaguá, Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79
Parceria: Fundação Cultural de Curitiba
Visitação: até 5 de novembro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 15h
Demais informações e agendamento de visitas guiadas:
Instituto Montes Ribeiro (41) 3044-0234 (41) 9920-7349 institutomontesribeiro@montesribeiro.com.br
Memorial de Curitiba: 3321-3321
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...