FOTO: Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Cultura de Itapoá.
Neste sábado, dia 19 de março, a Univille, por meio do PMP-BS (Projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), relizará um mutirão para a coleta de lixo na praia de Itapema do Norte, em Itapoá. Marcado para ocorrer às 09h00min, em frente à Terceira Pedra, os organizadores delimitarão uma área para o desenvolvimento da atividade, que contará com distribuição de brindes, palestras sobre o impacto do lixo nas praias e orientações sobre como ajudar a manter o espaço limpo.
A intenção é chamar a atenção quanto aos prejuízos que o lixo causa ai meio ambiente, principalmente, aos animais marinhos, principal alvo do trabalho do PMP-BS. Marta Cremer, bióloga e coordenadora do Projeto na Univille, explica que a disposição inadequada do lixo pode trazer grandes prejuízos ao ecossistema, uma vez que, além da poluição, pode ocasionar, também, a morte de animais.
O esforço do projeto conta com a colaboração de instituições locais como a AIS (Associação Itapoaense de Surf), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental) e a Surbi (Serviços Urbanos de Itapoá). Além dessas entidades, há a expectativa de que a comunidade se mobilize em prol da ação. “Cada um deve ser responsável pelo lixo que produz e precisamos reforçar esta cultura na comunidade”, considera a bióloga.
O lixo coletado será fotografado, registrado em fichas e pesado. Além disso, haverá uma separação por categoria e a destinação correta ao término da ação, por parte da Surbi, empresa responsável pela coleta de lixo em Itapoá.
De acordo com os organizadores, no caso de forte chuva, o evento será remarcado para uma nova data.
Sobre o Projeto Monitoramento de Praias
Atividade desenvolvida dentro do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobrás de produção e ecoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santoss, conduzido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e mortos.
A viabilidade do projeto foi possível através de um contrato assinado entre a Petrobrás e a Univille (Universidade do Vale do Itajaí) que subcontratou as instituições integrantes da Remab (Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil) que atuam nos 1,1 mil km de orla entre Laguna e Ubatuba (SP).
Cabe á Univille, realizar o monitoramento do trecho compreendido entre Itapoá e Araquari, incluindo São Francisco do Sul e Barra do Sul, totalizando 81 km de litoral.
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
Nesta sexta-feira, dia 9 de maio, ocorre mais uma edição da tradicional “Feira Revelando Talentos”.…
Acidente ocorreu na madrugada deste domingo, dia 4 de maio, no bairro Palmital; vítima foi…
Ivan Pinto da Luz afirma que concessão de diárias passa por rigorosa fiscalização e diz…
Em o “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, o botânico e paisagista Ricardo Cardim escreveu: “...…
This website uses cookies.