Governo do Estado divulga balanço parcial do turismo nesta temporada
De acordo com o Governo de Santa Catarina, a temporada 2015/2016 está bastante movimentada no Estado. Até a última sexta-feira, dia 05 de fevereiro, cerca de 5,5 milhões de turistas (entre catarinenses, estrangeiros e pessoas de outros estados brasileiros) já haviam circulado por Santa Catarina.
Durante a Operação Veraneio, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, foram registradas 39 mil ocorrências policiais, 4,5 % a menos do que no ano passado, e 177 afogamentos em água doce e salgada, dentre os quais 32 óbitos.
Dentre os turistas estrangeiros, destaque para os argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios, que vieram em grande número para o Estado. Os turistas nacionais, por sua vez, são em sua maioria do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A ocupação hoteleira ficou entre 80 e 100% em média. No Réveillon, chegou a 97% e, em janeiro, a média foi de 85%.
A ocupação da rede hoteleira da Serra foi de praticamente 100% nas festas de final de ano, com destaque para a presença de norte-americanos e alemães. Em janeiro, a média chegou a 70%. Cidades como Piratuba, Itá, na região de águas termais, registraram 100% de ocupação nas duas primeiras semanas de janeiro.
“O que faz de Santa Catarina um estado tão especial é o conjunto formado pelas belezas naturais, variedade cultural e as diferentes experiências proporcionadas aos turistas. Este ano, todas as regiões turísticas do Estado estão recebendo um grande número de visitantes que estão curiosos para conhecer toda essa riqueza. Por isso, consideramos essa temporada um sucesso”, explica Filipe Mello, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de SC.
Segurança
O número de ocorrências policiais na capital Florianópolis apresentou uma redução de 22,7% em janeiro, quando comparado com o mesmo mês de 2015.
Cidades litorâneas como Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba e Itapoá, onde há maior concentração de pessoas durante a temporada, não registraram homicídios em janeiro de 2016.
César Augusto Grubba, secretário de Estado da Segurança Pública, considera que essa é uma das melhores temporadas dos últimos anos. “Não tivemos crimes de grande repercussão e os casos de roubos e furtos registrados estão dentro da normalidade. Isso graça as forças e o reforço que recebemos na operação veraneio”, disse se referindo aos dados coletados até o final do mês de janeiro.
Leia também:
O Procon/SC notificou a empresa Autopista Litoral Sul nesta quinta-feira, dia 06 de agosto, para que retroceda, no prazo de 48 horas, no aumento anunciado de 44,44% do preço do pedágio. O argumento do órgão foi que a situação econômica de muitos cons...
Está autorizada, por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, a retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros a partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto. A liberação do transporte interestadual é de competência da Secretaria ...
No mundo inteiro, um dos setores econômicos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus é o do Turismo. Em Itapoá, onde o segmento é bastante representativo, não é diferente. Julio Cesar Penteriche administra o Residencial Astro Rei, que todos ...