Governo do Estado divulga balanço parcial do turismo nesta temporada

Arte: Saul Oliveira/SOL.
Arte: Saul Oliveira/SOL.

De acordo com o Governo de Santa Catarina, a temporada 2015/2016 está bastante movimentada no Estado. Até a última sexta-feira, dia 05 de fevereiro, cerca de 5,5 milhões de turistas (entre catarinenses, estrangeiros e pessoas de outros estados brasileiros) já haviam circulado por Santa Catarina.

Durante a Operação Veraneio, de dezembro de 2015 a janeiro de 2016, foram registradas 39 mil ocorrências policiais, 4,5 % a menos do que no ano passado, e 177 afogamentos em água doce e salgada, dentre os quais 32 óbitos.

Dentre os turistas estrangeiros, destaque para os argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios, que vieram em grande número para o Estado. Os turistas nacionais, por sua vez, são em sua maioria do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A ocupação hoteleira ficou entre 80 e 100% em média. No Réveillon, chegou a 97% e, em janeiro, a média foi de 85%.

A ocupação da rede hoteleira da Serra foi de praticamente 100% nas festas de final de ano, com destaque para a presença de norte-americanos e alemães. Em janeiro, a média chegou a 70%. Cidades como Piratuba, Itá, na região de águas termais, registraram 100% de ocupação nas duas primeiras semanas de janeiro.

“O que faz de Santa Catarina um estado tão especial é o conjunto formado pelas belezas naturais, variedade cultural e as diferentes experiências proporcionadas aos turistas. Este ano, todas as regiões turísticas do Estado estão recebendo um grande número de visitantes que estão curiosos para conhecer toda essa riqueza. Por isso, consideramos essa temporada um sucesso”, explica Filipe Mello, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte de SC.

Segurança

O número de ocorrências policiais na capital Florianópolis apresentou uma redução de 22,7% em janeiro, quando comparado com o mesmo mês de 2015.

Cidades litorâneas como Balneário Camboriú, Bombinhas, Garopaba e Itapoá, onde há maior concentração de pessoas durante a temporada, não registraram homicídios em janeiro de 2016.

César Augusto Grubba, secretário de Estado da Segurança Pública, considera que essa é uma das melhores temporadas dos últimos anos. “Não tivemos crimes de grande repercussão e os casos de roubos e furtos registrados estão dentro da normalidade. Isso graça as forças e o reforço que recebemos na operação veraneio”, disse se referindo aos dados coletados até o final do mês de janeiro.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook