Uma matéria publicada na edição dessas quinta-feira, dia 21 de janeiro, do Diário Catarinense, abordou o setor portuário catarinense. Segundo o texto de Thiago Santaella, os portos de Santa Catarina enfrentaram um 2015 difícil, mas alcançaram resultados positivos dentro do cenário de crise. Tanto o Porto de Itapoá quanto o de Imbituba registaram um aumento de suas movimentações, inclusive, enquanto os de Navegantes e São Francisco do Sul apresentaram uma leve queda. O Porto de Itajaí, por sua vez, sofreu uma grande baixa, de 17%. Especialistas creditam esse déficit aos problemas no canal de entrada do rio Itajaí-Açú, que ficou fechada por 33 dias em função do excesso de chuvas. Isso ocasionou o cancelamento de 60 escalas de navios no complexo portuário (que envolve os dois portos e outros terminais privados menores). Em se tratando de um porto público, o de Itajaí sofreu mais, enquanto o Portonave, terminal privado de Navegantes, superou melhor as dificuldades.
O Porto Itapoá foi o único a obter um crescimento expressivo em 2015. O contrato para movimentar as peças e veículos da BMW aliado aos outros resultados do ano, fizeram com que o terminal portuário itapoaense crescesse 12%. A administração do Porto credita o bom resultado à busca por clientes de outros estados. “Não atuamos só em Santa Catarina. Conseguimos entrar no Paraná e sermos uma opção ao único porto do Estado vizinho”, explicou Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá ao Diário Catarinense.
Pertinho de Itapoá, o Porto de São Francisco do Sul, luta para reverter a crise relacionada ao transporte de produtos do agronegócio.
Em Imbituba, Sul de Santa Catarina, o porto atua na diversificação para manter sua relevância. Com isso, também conseguiu continuar crescendo, mesmo com o País em crise. Lá, a movimentação de grãos cresceu, bem como o transporte de contêineres por cabotagem (entre portos nacionais) que teve um aumento de 30%.
Em relação às projeções para 2016, o terminal portuário de Imbituba é o mais otimista, prevendo um crescimento de 15% na movimentação de carga. Itapoá espera aumentar entre 5 e 10%. Navegantes espera crescer, sem uma projeção específica. São Francisco do Sul e Itajaí, por sua vez, apostam em uma movimentação estável.
Confira, na íntegra, os números divulgados pelo Jornal Diário Catarinense:
SÃO FRANCISCO DO SUL
2015: 12.692.096 toneladas
2014: 13.301.540 toneladas
Queda de 5%
IMBITUBA
2015 – 3.391.084 toneladas
2014 – 3.364.439 toneladas
Aumento de 1%
ITAPOÁ
2015 – 320 mil contêineres
2014 – 288 mil
Aumento de 12%.
ITAJAÍ
2015 – 309.922
2014 – 373.400
Queda de 17%
NAVEGANTES
2015 – 679.789
2014 – 699.824
Queda de 3%
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